Notícias

Homens descuidam da própria saúde

15/07/2017

Neste sábado (15), comemora-se o Dia do Homem no Brasil, criado com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde masculina, muitas vezes negligenciados. Esta atenção é ainda mais necessária quando se sabe que, comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7 ou 6 anos menor. Doenças do coração, cardiovasculares, próstata e excesso de peso estão entre as principais causas de morte entre os homens.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os homens apresentam muito mais resistência em procurar assistência médica preventiva, por medo, vergonha ou 'falta de tempo' do que as mulheres, o que resulta em diagnósticos mais tardios e complicados na maioria dos casos.

Para ter mais qualidade de vida, o homem precisa de dedicação. "A prática de esportes, exercícios físicos, acompanhamento de um nutricionista e visitas regulares ao médico para solicitação de exames são ações que previnem inúmeras doenças", explica o cardiologista Anis Mitri, que dá algumas dicas que auxiliam na prevenção das principais doenças que atingem os homens. Confira:

 

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o de maior incidência em homens e cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em pessoas com mais de 65 anos de idade. De acordo com especialistas, para a prevenção o ideal é ter uma alimentação saudável com menos gordura, principalmente de origem animal. O exame preventivo deve ser feito a partir dos 40 anos de idade. Os exames são o digital da próstata, ecografia, toque retal ou de sangue.
 

Curiosidades sobre a próstata

1 – Uma próstata saudável tem aproximadamente 15g e é do tamanho de uma noz.
2- O crescimento da próstata não evolui para o câncer.  Algumas vezes na avaliação da hiperplasia, o câncer é diagnosticado também. 
3- Após os 45 anos de idade, já é indicado ir ao médico regularmente. Além do histórico do paciente, devem ser realizados exame físico geral, urológico completo, ultrassom e exames laboratoriais.
4- Genética, diabetes, obesidade e tabagismo estão entre os fatores de risco. Ao contrário do que muitos pensam, a HBP – hiperplasia benigna?da próstata – é a doença mais comum da glândula e não o câncer. A condição prejudica a qualidade de vida do homem, afetando sua rotina e vida sexual.?A partir dos 50 anos, a HBP torna-se bastante comum. Segundo o especialista, a condição geralmente não causa dor e alguns exames preventivos podem ajudar na detecção da doença e cuidado com a glândula. 
5- Um dos tratamentos minimamente invasivos mais efetivos no Brasil é a cirurgia a laser. A tecnologia permite uma cirurgia (vaporização prostática) mais precisa para evitar sangramentos e oferece segurança para pacientes cardíacos e em uso de anticoagulantes.
Fonte: José Anacleto Dutra de Resende Júnior, urologista 

 

Problemas no coração e artérias

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e artérias como infarto e acidente cerebral vascular (AVC) e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue. "Consultas regulares para controle de peso, medição de pressão arterial e até mesmo orientação com um especialista em nutrição são atitudes que previnem e controlam doenças", acrescenta Anis Mitri. Segundo estudo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, em média 60% das vítimas de doenças cardiovasculares são homens e com média de idade de 56 anos.

 

Obesidade e diabetes:
Nos últimos cinco anos nas principais capitais brasileiras, a porcentagem de homens acima do peso passou de 11,4% para 14.4%. O aumento de peso está ligado a vários fatores como sociais, culturais, genéticos. "Pessoas acima do peso ficam vulneráveis a várias complicações como diabetes, doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, hipertensão e até infertilidade", finaliza Anis Mitri.