Destinos no Exterior

Viagem pelos caminhos do Rock

15/07/2017

No da 13 de julho de 1985, grandes nomes do rock se reuniram em Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, nos Estados Unidos, para megaconcertos que visavam arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. A data ficou conhecida como o "Dia do Rock", ritmo que conquistou o mundo e atrai legiões de fãs para cidades que ostentam fama de roqueiras. Confira alguns destinos interessantes espalhados pelo mundo:

 

Londres (Inglaterra) 
Rolling Stones, David Bowie, Queen, The Who, Sex Pistols, The Police, Led Zeppelin, Pink Floyd… Estes são apenas alguns dos nomes que surgiram na capital inglesa. Diversos pubs que serviram de trampolim para esses grupos seguem na ativa, como o Marquee Club e o 100 Club. Duas ruas são obrigatórias para qualquer turista musical: a 23 Heddon Street, capa do álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spider from Mars", de David Bowie, e Abbey Road, capa do icônico álbum de mesmo nome dos Beatles.
 

Nova York (Estados Unidos) 
A partir dos anos 1970, Nova York foi considerada como o berço do punk rock. Jovens com estilo agressivo e que misturavam o gosto musical com ideologias políticas eram vistos em todas as esquinas da cidade. Foi nesse cenário que nasceram diversas bandas como The Ramones, The Clash, Sex Pistols e The Velvet Underground. Antes nomeada como rua East 2nd, passou a se chamar Joey Ramone Place em 2002, um ano após a morte do cantor. Na área, funcionou o icônico CBGB's, que abrigou mais de 200 shows dos Ramones. Hoje, o local abriga uma loja de roupas sofisticadas.
 

Hannover (Alemanha)


Capital da Baixa Saxônia, a cidade alemã é reconhecida mundialmente por dois motivos: a grande área destinada a feiras e exposições internacionais e por ser lar do Scorpions, considerada a maior banda de rock'n'roll do país. Eles surgiram em 1965 e, desde então, venderam mais de 100 milhões de cópias. A influência da banda em sua cidade de origem é grande — até o time de hóquei no gelo foi rebatizado de Hannover Scorpions em homenagem aos músicos. Além de bares e casas noturnas que serviram de palco para eles no início da carreira, um ponto turístico fundamental é o Helmkehof, arena de eventos que abrigou ensaios do grupo por muitos anos.
 

Rio de Janeiro (Brasil)


Apesar de ser conhecida como a terra do samba, o Rio de Janeiro também tem o seu lado roqueiro. Não é à toa que um dos maiores festivais de música nasceu por lá: o Rock in Rio é reconhecido mundialmente e traz um elenco recheado de astros desde 1985. O evento, que já passou por Portugal, Espanha e Estados Unidos, realiza este ano sua 18ª edição entre os dias 15 a 24 de setembro no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Na programação, Aerosmith, Bon Jovi, Guns N' Roses, The Who, Seconds to Mars, entre outros nomes consagrados.