Notícias

Bandidos no poder

15/07/2017

A condenação do ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro representa um marco na história do país, mas, convenhamos, está longe de mostrar que, enfim, a Justiça vale para todos. Muitos criminosos de colarinho branco continuam impunes ou sendo beneficiados por ministros de tribunais superiores.

 O STF tem sido bastante generoso com políticos larápios que usam o chamado ‘foro privilegiado’ como instrumento de proteção para a prática de crimes comuns. Os brasileiros de bem estão estarrecidos com a onda de assalto que vem sendo praticada por governantes contra o erário. Não é de hoje que somos governados por uma quadrilha e – pior -, apesar dos crimes, os bandidos continuam no comando da Nação.

Os petistas alegam que Lula vem sendo vítima de perseguição política, mas nem a personagem “velhinha de Taubaté”, a senhora mais ingênua do país, seria capaz de acreditar na inocência de Lula. Afinal, se o líder petista é tão competente por que pararam as palestras de US$ 200 mil que as empreiteiras lhe pagavam por duas horas de conversa que nunca vieram a público?

Pessoas com um mínimo de inteligência já perceberam que Lula comandava um esquema criminoso, com o objetivo de usar propinas e dinheiro público para se perpetuar no poder. Também é preciso reconhecer que outros políticos, como Temer, Aécio Neves, Renan Calheiros, Geddel etc etc, que integram o círculo de poder, também estão atolados, como Lula, num suspeitíssimo esquema de saques ao erário.

Num inédito concurso de vigaristas seria difícil escolher o campeão, embora Lula seja, disparado, o que tem a maior capacidade de iludir o eleitorado. Embora destroçado do ponto de vista moral, o ex-presidente ainda consegue enganar boa parte do eleitorado. Seu enorme carisma é inegável.

Com a bandalheira ampla, geral e irrestrita, é bem possível que, ainda que sejam condenados, nenhum desses vigaristas vá para a cadeia. Um acórdão que garanta anistia a todos não pode ser descartado num futuro próximo. A conferir.