Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Cotidiano - 17/07/2017

Comissão da OAB Santos realiza orientação gratuita para evitar conflitos familiares

Ação acontece na sexta-feira (28), com entrada franca.

A Comissão de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB Santos realiza, na sexta-feira (28), a partir das 13h, a Oficina de Pais, na sede da Subseção de Santos. A orientação é feita por advogadas voluntárias, com o objetivo de proporcionar maior esclarecimento acerca das questões de natureza jurídica e emocional que afetam a todos os componentes da família envolvidos num conflito de poder que faz de crianças e adolescentes suas maiores vítimas. 


“Este é um valioso recurso de proteção à infância e à juventude, estimulando à harmonização das relações familiares pela diminuição dos conflitos, a partir da consideração de suas próprias necessidades, das do outro e, principalmente, das dos filhos. Sugere alternativas de comunicação eficiente e convivência pacífica que resguardam a sanidade física e mental de todos, especialmente de crianças e adolescentes”, explicou a presidente da Comissão de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB Santos, Cláudia Regina Mendes Carvalho. 


No primeiro módulo são apresentadas considerações a respeito da experiência do conflito familiar vivenciado por adultos, crianças e adolescentes que se encontram na fase de reorganização familiar, após o rompimento de uma relação conjugal entre seus pais (relação de casamento, união estável, namoro ou flerte). Já no segundo, são abordadas questões de natureza jurídica como alienação parental, guarda, alimentos, direito de convivência e opções para a resolução dos conflitos. Além das informações passadas pelas instrutoras e do esclarecimento genérico das dúvidas dos participantes, também são veiculados vídeos e realizadas dinâmicas para sensibilização quanto aos temas e melhor apreensão do conteúdo.   


Os interessados em participar da Oficina devem se inscrever pelo e-mail comissoes@oabsantos.org.br .  A OAB Santos fica na Praça José Bonifácio, 55, Centro de Santos. Informações pelo 3226-5900 ou www.oabsantos.org.br.