Esportes

Atletas de Cubatão conseguem vagas no Campeonato Brasileiro de Caratê

19/07/2017

Cinco atletas da Associação Unidos do Karate, de Cubatão, vão disputar o campeonato brasileiro da modalidade, em outubro. A competição acontece na cidade de Salvador, na Bahia, reunindo os melhores esportistas de todo o Brasil. Em algumas categorias, o vencedor poderá garantir a vaga para o Pan Americano.

As caratecas cubatenses Sarah Teixeira Vale, 19 anos, e Beatriz Inácio de Souza, 12 anos, garantiram a vaga para o Brasileiro na última etapa da seletiva. As disputas aconteceram em Manaus, no Amazonas. Sarah e Beatriz foram vice-campeãs na competição, respectivamente, pelas categorias Sub 21 (mais de 68 quilos) e Sub 14 (mais de 45 quilos).

Outros três atletas da Associação também garantiram lugar no Brasileiro. São eles: Fábio da Silva Gabasso, 10 anos, pela categoria Sub 12 (menos de 30 quilos); Alessandra de Paula Ferreira, 11 anos, na categoria Sub 12 (menos de 40 quilos); e Sabrina de Paula Ferreira, 13 anos, categoria Sub 14 (mais de 45 quilos). Embora tenha conseguido a vaga nesta categoria, Sabrina disputará o Campeonato Brasileiro em outra, a categoria Cadete, uma vez que, quando chegar a competição, já estará com 15 anos de idade.

O técnico Luís Antônio, o Lula, destaca o comprometimento da equipe nas etapas rumo ao Brasileiro, que tiveram início em março. "A situação financeira difícil impediu que todos os nossos atletas fossem para as etapas classificatórias. Mas, mesmo assim, consideramos um resultado positivo para a Associação e para a nossa cidade", comentou Lula.

Antes de irem para o Brasileiro, os jovens esportistas participam do Festival de Karate do Sesc, em Santos, no próximo dia 22. A Associação Unidos do Karate hoje trabalha com 40 atletas a partir de 4 anos de idade, que treinam na sede da Associação, que fica na Av. Tiradentes, 100, Parque Fernando Jorge. As aulas acontecem segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h.