Simplesmente Vinho

Frio e Vinho – tudo de bom!

22/07/2017

Enoleitores,
Parece que nosso inverno finalmente chegou por aqui! Nestes dias mais frios, nada melhor do que se reunir num local acolhedor junto a um grupo de amigos para prosear e relaxar em torno de um papo agradável, acompanhado de um bom vinho. Melhor ainda se for saboreando um delicioso prato que harmonize bem à bebida escolhida, tornando mais prazeroso este momento…

Pensei em alguns bons tintos chilenos, por combinarem ao clima e serem  fáceis de adquirir nas boas lojas e empórios da cidade.

Ao nos referirmos aos tintos chileno , temos que imaginar além da carmenere, pois de lá podemos saborear ótimos syrah, carignan, cabernet sauvignon e merlot, além dos cortes muito bem estruturados, aos quais vou me referir nesta semana.

Dentre tantos, destaco o Cabo de Hornos – cabernet  sauvignon 2014, da Viña San Pedro: um vinho de estilo e complexidade únicos, de um terroir ao pé da Cordilheira dos Andes. Apresenta uma cor vermelho rubi escuro, tingindo a taça; seus aromas remetem a frutas negras, toque de ervas, especiarias, couro; na boca, seco, acidez correta, taninos finos, elegante e persistente, deixando uma compota de fruta no sabor. 

Incluo o Don Maximiano Founder's Reserve 2014, da Errazuriz: um corte predominante  de cabernet sauvignon, aliado a pequenas quantias de carmenere, pétit verdot e cabernet franc. Um vinho de boa estrutura e complexidade, apresenta uma coloração vermelho rubi violácea; exala frutas negras, couro, baunilha, chocolate; no paladar, seco, acidez equilibrada, boa estrutura, taninos finos e macios, longo, deixando uma fruta madura no final de boca. 

Da tradicional Cousiño Macul, cito o Lota 2010, um corte de cabernet sauvignon e merlot. Apresenta um vermelho rubi violáceo, brilhante; no nariz,  frutas negras, especiarias, baunilha; no palato, seco, boa acidez, taninos finos, boa persistência, sente-se bem a Madeira, assim como a fruta no final de boca.

Para finalizar, incluo o Andes Plateau 700 -2014, um tinto de altitude, blend das uvas cabernet sauvignon, syrah, cabernet franc e carignan, que descansa 12 meses em barricas francesas. Possui cor vermelho granada, brilhante; no olfato, frutas vermelhas, pimenta do reino, herbáceo; no gustativo, seco, acidez correta, taninos finos (embora jovem), equilibrado, longo, uma boa fruta, como framboesa em compota permanece, na boca. 

Para harmonizar a estes Chilenos, sugiro pensar em uma perna de cordeiro assada na manteiga de ervas, uma medalhão de filé mignon ao roti e risoto de funghi porcini, bife de chorizo ou até  num ossobuco com polenta. Se não gostar de carne, pense num risoto de vários cogumelos frescos ou no parpadelle ao ragu de pato.

Após este programa, você estará se sentindo bem melhor e aquecido para enfrentar as baixas temperaturas!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!