Roteiros Nacionais

Um passeio pelos aquários do Brasil

22/07/2017

O Aquário de Santos é o segundo parque mais visitado no Estado de São Paulo, só perde para o Zoológico, mas há outros aquários e oceanários pelo país que valem a visita e enriquecem a bagagem de quem busca unir conhecimento e diversão. Tubarões, raias, pinguins e diferentes espécies de peixes compõem os 40 aquários brasileiros que recebem, junto com os zoológicos, 30 milhões de visitantes por ano. Conheça alguns deles:
 

AquaRio (RJ)
No Porto Maravilha está a atração que recebe o título de maior aquário marinho do Brasil e da América do Sul. O gigante AquaRio utiliza 4,5 milhões de litros de água para abrigar seus oito mil animais de 350 espécies. Durante a visita, os turistas poderão aproveitar atividades de educação e lazer em atrações como o Aquário Marinho Virtual, o Museu de Ciências e o Terminal YFish, que permite a visualização de peixes criados no Aquário Virtual.
 

Aquário do Rio São Francisco (MG) 
Localizado em Belo Horizonte, o aquário é repleto de peixes nativos e exóticos das águas do rio São Francisco, que corta cinco estados e 521 municípios brasileiros. São 21 tanques com três mil espécies típicas da bacia, sendo algumas em extinção. Há também um segundo piso onde é possível observar os peixes de cima e sentir a sensação de estar às margens do rio. O passeio inclui conhecer, por meio de cenografia, a nascente do rio e percorrer os seus 2.800 km de extensão.
 

Oceanário de Aracaju (SE) 
O Oceanário de Aracaju está localizado na praia de Atalaia e encanta os turistas por seu formato de tartaruga gigante e pelas 70 espécies de animais expostas no local, que é administrado pela Fundação Pró-TAMAR. Palestras, mostras de vídeo e o encontro com arraias, tubarões, moréias, xaréus e caranhas tornam a experiência do visitante ainda mais inesquecível. Algumas espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes podem ser tocadas, sempre com orientação de um monitor do oceanário.
 

Aquário da Paraíba (PB) 
Tubarões, arraias, crustáceos, moluscos e corais são alguns dos atrativos do local. No Aquário Paraíba o visitante conhece os biomas existentes no estado, representado por 120 exemplares pertencentes a 80 espécies de animais.  A decoração com apetrechos de mergulho e pesca fazem parte da caracterização da atração para envolver ainda mais o turista.

 

Aquário de São Paulo (SP) 
São Paulo tem um aquário temático com cerca de 300 espécies e três mil animais. A cenografia do local permite aos visitantes imergirem nos ambientes apresentados. Réplicas das florestas brasileiras, dinossauros em tamanho real e navios submersos dão vida às aventuras nas águas. No setor marinho, os turistas embarcam em um submarino naufragado cercado de tubarões e raias. Conhecer os famosos e raros filhotes de jacarés albinos também faz parte da diversão.
 

Aquário de Natal (RN)
O Aquário de Natal trabalha com a reabilitação de animais que são encontrados na orla e nas estradas. Dessa forma, eles podem receber os cuidados para serem devolvidos à natureza. O aquário também proporciona aventura e contato com animais como hipopótamos e pinguins, além de mergulhos com tubarões. 
 

Aquário de Paranaguá (PR) 
Na região Sul encontra-se o aquário com 26 recintos e mais de 200 espécies. A maioria delas são do litoral paranaense, mas o local inclui animais exóticos como o tubarão-bambu e os pinguins-de-magalhães. O aquário conta com exposições e uma verdadeira aula de biologia, ecologia, preservação e conservação, ensinadas pelos técnicos.

 

Aquário de Bonito (MS) 
Bonito é conhecida pelas belezas naturais e pelo aquário repleto de diversidade. A cidade, juntamente com a Serra da Bodoquena e o Pantanal possui 269 tipos de peixes, incluindo os raros albinos, os jaús (com 1,20 m e média de 30kg), pintados, cacharas, pacus e dourados. Na cidade, o turista pode se aventurar em um mergulho no Aquário Natural, com águas transparentes e repletas de cardumes. Ou, ainda, caminhar na Trilha dos Animais, onde existem pontos de observação de emas, jacarés, cervos do Pantanal e lobos-guarás.