Roteiros Nacionais

Os encantos de Alcântara

22/07/2017

Entre os séculos 18 e 19, Alcântara foi uma das cidades mais ricas do Maranhão e vestígios desse glorioso passado podem ser vistos em mais de 300 construções coloniais, algumas cobertas por azulejos portugueses e outras em ruínas. Sobrados, igrejas e palácios são heranças do período de ouro da vila, que viveu seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão. 

Hoje a pequena cidade é calma e isolada, condições que proporcionam ao visitante uma viagem no tempo. Fica apenas uma hora de barco de São Luís, lembrando que a ilha, no caso, é a capital. Alcântara, que fica no continente, foi fundada em 1648 e sua riqueza não se resume a importância histórica e cultural, já que o lugar também é privilegiado pela natureza. 

São praias desertas, revoadas de guarás, enormes áreas de proteção ambiental. A praia primitiva de Mamuna, por exemplo, impressiona os visitantes tanto pela preservação de suas areias e águas como pela intensidade e colorido de suas dunas avermelhadas.

 

À espera de Dom Pedro
Junto à Igreja de Nossa Senhora do Carmo ficam os restos de dois palacetes que começaram a ser erguidos por famílias aristocratas rivais para receber o imperador Dom Pedro II. De nada adiantou as fortunas despejadas nas obras pelos barões de Pindaré e Mearim, pois o monarca nunca chegou a passar por Alcântara. Já defronte à Praça do Pelourinho estão as ruínas da Igreja Matriz de São Matias, construída na época da fundação da vila, e o interessante Museu Histórico, um exemplar da arquitetura de época.

 

Comunidade quilombola 
Alcântara também possui uma comunidade quilombola: a de Itamatatiua, onde o destaque é a apresentação do Tambor de Crioula, uma grande manifestação religiosa que ocorre todos os anos nos dias 14 e 15 de outubro e embala nativos e turistas por becos, ruas e vielas. Outra atração local é o artesanato em argila feito pelas mulheres quilombolas. Existem várias técnicas de fabricação de peças, uma das interessantes é a moldagem utilizando serpentinas de argila. 
 

Onde ficar – Uma boa dica de hospedagem é a Pousada Bela Vista, que fica no alto de uma colina e proporciona contato direto com a natureza e uma vista privilegiada da baía de São Marcos. Na cozinha, a autêntica culinária maranhense preparada no fogão a lenha. Contato: [email protected]