Notícias

Poupatempo realiza teste rápido da hepatite C

25/07/2017

Em pouco mais de uma hora da testagem rápida da hepatite C no posto do Poupatempo (Rua João Pessoa, 246), em ação do Grupo Esperança com apoio da Secretaria de Saúde, mais de 100 pessoas fizeram o exame de triagem cujo resultado fica pronto em cinco minutos. A atividade integra a programação do Julho Amarelo (conscientização sobre as hepatites virais) e ajuda no diagnóstico precoce da doença, promovendo o aconselhamento e o encaminhamento para tratamento na rede pública de saúde.

O teste gratuito pode ser feito até quinta-feira (27), das 9h às 17h, por maiores de 18 anos ou aqueles com mais de 12 anos que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum. “Além do teste rápido, também fazemos a orientação para a prevenção às hepatites virais com a entrega de material informativo”, explica o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso.

Os munícipes de Santos que tiverem positivo para hepatite C são encaminhados para o Serviço de Atenção Especializada (Rua Silva Jardim, 94). Já os moradores das outras cidades para o hospital Guilherme Álvaro ou Beneficência Portuguesa.