Meio Ambiente

Santos ganha primeiro posto para troca de resíduos recicláveis

25/07/2017

A partir de terça-feira (25), Santos ganha o seu primeiro posto para troca de resíduos recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos) por pontos para descontos no comércio. É o programa Recicla + Santos, que funcionará na Rua Vergueiro Steidel (Aparecida), ao lado da saída do Shopping Praiamar.

O objetivo é difundir a educação ambiental, incentivando a preservação do meio ambiente e proporcionando a conscientização através do consumo sustentável e a destinação adequada dos resíduos recicláveis, reduzindo assim a pressão sobre o aterro sanitário.

O programa não tem custos para o Poder Público. Para viabilizá-lo, a empresa 3E Sustentabilidade, gestora do programa, terá apoio do Grupo Mendes, que já realiza diversas ações de sustentabilidade em seus negócios.

A previsão é de que os postos do Recicla + Santos cheguem a diversos bairros, de acordo com a adesão da população e sempre por meio de parcerias com a iniciativa privada. No dia da inauguração, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estará presente com a Estação Ambiental, distribuindo material de conscientização sobre reciclagem e descarte correto de resíduos.

Como funciona
Os moradores levam os resíduos recicláveis ao posto de coleta, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, o material será pesado e transformado em pontos. Cada tipo de resíduo gera uma pontuação de acordo com o seu valor de mercado e seu impacto ambiental.

Os pontos poderão ser trocados por descontos, brindes ou bonificações. As lojas do Praiamar Shopping serão os primeiros parceiros do programa Recicla + Santos, que está aberto a adesões por parte dos comerciantes da Cidade.

Interessados podem consultar, a partir de sexta (21), o site www.reciclamaissantos.com.br.

 

O que pode ser trocado no posto:
Papel (branco, papelão, caderno, livros, jornal e revistas), 
Plásticos (garrafa PET, embalagens plásticas e potes de sorvete)
Metal (ferro, bronze, alumínio, latas de cerveja e refrigerante)
Vidro (embalagens de vidro em geral, garrafa de cerveja e aguardente)
Óleo de cozinha 
Embalagens longa vida para bebidas (Tetrapak).

 

Atenção: resíduos orgânicos e não-recicláveis não serão recebidos nos postos de coleta.