Notícias

Cloreto de magnésio

22/07/2017

De tempos em tempos, uma nova moda surge na terapêutica. Normalmente tem um uso restrito no início e depois passa a servir como uma panaceia, com múltiplos objetivos que surgem não se sabe de onde. O cloreto de magnésio é uma dessas substâncias. Nas páginas da internet o magnésio é indicado para saúde cardiovascular, óssea, mental e nervosa. Além disso, também melhora a digestão e produção de colágeno. Em outro portal, o magnésio tem 21 indicações e daí para mais. Mas, o que é científico?

O magnésio é considerado um nutriente mineral necessário no consumo diário das pessoas. E como tal, precisa ser ingerido em quantidades mínimas adequadas. Assim como qualquer outro nutriente, quando não ingerido em quantidade apropriadas, a deficiência ou o seu excesso podem trazer problemas específicos. De fato, o magnésio está envolvido em centenas de reações bioquímicas do organismo, atuando nas funções neuromusculares, cardiovascular, imunológica e hormonal. Ações que fazem parte da função normal do corpo.

É um mineral presente em muitos alimentos diferentes, como vegetais folhosos escuros, oleaginosas, cereais integrais e em frutas secas. Também é encontrado, em menores proporções, laticínios, carnes e peixes. Quanto maior o nível de atividade física, maior a demanda. Isso significa a necessidade de uma dieta equilibrada em cada situação. A ingestão de alimentos muito processados e não diversificados poderá apresentar deficiência desse mineral e trará consequências para a condição de saúde.

Como medicamento, o sulfato de magnésio é usado para condições de eclampsia (estado convulsivo específico em grávidas) por sua capacidade de reduzir a atividade nervosa e a pressão arterial (ambas associadas na eclampsia). Outra indicação terapêutica é a suplementação de sua deficiência, isso significa que não adianta ingeri-lo como medicamento, porque não irá provocar efeito terapêutico, apenas repor o teor deficiente. Para isso, uma boa nutrição é o adequado. 

O excesso de magnésio poderá provocar diarreia, como efeito mais comum. Em situações mais críticas, reduzirá significativamente a pressão arterial e os reflexos nervosos, podendo causar parada respiratória. Em indivíduos que fazem uso de outros medicamentos, o uso de magnésio terá de ser cuidadoso, pois é uma substância que causa muitas interações, afetando o efeito dos outros remédios. Duas interações importantes contraindicam o uso de magnésio com antivirais e outras 60, com diversos medicamentos, inclusive com medicamentos anti-hipertensivos. Na prática popular, muitas pessoas usam magnésio como adjuvante do controle da pressão arterial.

Se ainda tiver dúvidas, encaminhe sua dúvida para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.