TV em Transe

Os novos Trapalhões

27/07/2017

Ao contrário do ocorrido com o elogiado remake da “Escolinha do Professor Raimunho”, os novos Trapalhões chegaram colhendo, por aquilo que eu tenho observado, mais reações negativas do que positivas.

Exibido de segunda a sexta, as 20h30, no canal pago Viva (e em breve na programação da Globo), o humorístico desperta reações desfavoráveis principalmente por conta de comparações com o clássico programa comandado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias. Nesse caso, considero as críticas um tanto injustas, por dois motivos básicos.

Primeiro, os tempos são outros. O humor por vezes politicamente incorreto que o quarteto usava não cabe mais nos dias atuais, pois provocaria uma chuva de protestos – e processos. Portanto, é uma característica ausente no remake. Não dá pra imaginar, por exemplo, o Mussum pedindo seu “mé” e enchendo a cara toda hora. Talvez por isso, o lado “pastelão inocente” esteja acentuado.

Segundo, os personagens originais são marcantes demais. Nunca haverá outro Mussum, outro Zacarias. Lucas Veloso (Didico), Gui Santana (Zaca), Mumuzinho Mussa) e Bruno Gissoni (Dedeco) cumprem bem seus papeis, que vejo mais como uma homenagem. Gui Santana e Mumuzinho, em especial, merecem elogios. 

Talvez haja algo dispensável aqui ou ali, como o Nego do Borel invocando o Tião Macalé. As participações especiais de Renato Aragão e Dedé Santana dão mais corpo e um toque de nostalgia ao humorístico. 

Para quem se dispõe a assistir sem apelar para as comparações, vale a pena dar uma chance aos novos Trapalhões. Aliás, melhor do que qualquer coisa que a tevê aberta apresenta no horário.

Insistência – E não é que a Record vai produzir a nona edição de “A Fazenda”? Todos os 16 confinados serão ex-integrantes de outros reality shows, como “Power Couple”, “O Aprendiz”, “MasterChef” e “Big Brother Brasil”, além da própria “Fazenda”. A considerar a quantidade de realities que há anos invade a telinha, por volta de um quarto da população adulta do país pode ser chamada…
A estreia será em setembro, e Roberto Justus seguirá na apresentação.