Santos

Maior parte dos acidentes de trânsito acontece à noite e de madrugada

27/07/2017

Mais da metade dos acidentes de trânsito no estado de São Paulo acontecem à noite e de madrugada. Segundo o Infosiga (que faz estatísticas sobre o assunto), do total de 2.753 casos, 1.480 (53,8%) ocorreram entre 18h e 6h. Colisões entre veículos correspondem a 38,1% dos acidentes, enquanto os atropelamentos somam 31,6%. Choque contra objetos fixos equivalem a 13,8% dos casos e outros tipos de acidente somam 16,5%.

Segundo a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa, a maioria dos acidentes é causada devido a comportamentos de risco dos condutores, como beber e dirigir e excesso de velocidade. Outro fator é a iluminação deficiente das vias.
 

Motos e pedestres
Os dados do Infosiga SP do primeiro semestre mostram ainda que acidentes com motocicletas e atropelamentos seguem como principais causadores de óbito no trânsito de São Paulo. Um terço das vítimas (33,5%) eram motociclistas, seguidos por pedestres (28,4%) e condutores e passageiros de automóveis (22,9%). Já os ciclistas correspondem a 6,2% das ocorrências.