Simplesmente Vinho

Pablo Morandé e seus vinhos conceituados da Re!

29/07/2017

Um chileno nascido numa família dedicada à viticultura, ele pertence à nona geração que se dedica ao cuidado com as vinhas e, consequentemente, com elaboração de vinhos.


O que me inspirou a escrever sobre ele e sua nova bodega, chamada RE, é o fato de ser um senhor conhecido e dedicado profissional que, ao se formar em enologia, começou trabalhando na Concha y Toro, por cerca de 20 anos, até criar a sua Viña Morandé, nos anos 90, investindo numa nova região (Casablanca) hoje reconhecida por excelentes vinhos, principalmente como terroir para os chardonnay e pinot noir, originando, além dos espumantes , ótimos varietais. 

Mas o que mais me tocou foi o fato de ele ter criado uma nova empresa junto aos seus três filhos, viticultores e enólogo, para encaminha-los num projeto familiar, no qual possam buscar na tradição, aliada à tecnologia e modernidade, vinhos realmente diferenciados e ousados, expressando verdadeiramente seu terroir.

E, pasmem, o próprio Pablo estava em São Paulo com sua equipe para, pessoalmente, apresentar e comprovar o cuidado e qualidade destes produtos.

Foram apresentados o En Re do 2016, recebeu 96 pontos no Guia Descorchados 2017.  Trata-se de um rose elaborado com as castas gewürztraminer (60%) e riesling (40%), vinificadas juntas em ânforas por três meses: apresentava uma cor rosada salmonada, brilhante; aromas de frutas brancas, toque floral e mineral; na boca, seco, fresco, elegante, longo deixando uma sensação floral no final. Combina bem com peixes mais gordurosos como salmão, ceviches e frutos do mar. 

Passamos ao Re Doble 2016 , que recebeu 95 pontos no Guia Descorchados 2017, um corte  de carignan (50%) e garnacha (50%), das vinhas da região de Maule. Também passa por ânforas durante dois meses, originando uma coloração vermelho rubi, leve transparência, brilhante; no olfativo, frutas vermelhas como cerejas, especiarias; no paladar, seco, acidez correta, taninos finos (embora jovens), longo, deixando bastante fruta no final de boca. 

 

Apresentou- nos ainda o vinho Vigno 2011 , com 95 pontos no Guia Descorchados 2017, um varietal da uva carignan, cultivadas no Maule, elaborado por fermentação tradicional, mais 24 meses descansando em barricas. Mostrava-se nos tons vermelho rubi levemente violáceo, brilhante; exalava frutas negras do bosque, especiarias, couro, baunilha; no gustativo, seco, boa acidez, equilibrado, elegante, taninos finos, persistente, deixando um sabor de ameixa preta madura na boca.

Se a sua intensão era a de "Re criar" vinhos de tradição ancestral em antigas ânforas de argila, com componentes da moderna tecnologia de vinificação, podemos constatar que atingiu plenamente seu objetivo, pois os três vinhos foram bem pontuados no "Descorchados", o conceituado Guia de vinhos da América do Sul. Pude degustar e comprovar que eram bem elaborados.
Enoabraços e uma ótima semana a todos!