Roteiros Nacionais

Viagem por Paraná nos trilhos

05/08/2017

A sensação de voltar aos tempos áureos e românticos das viagens ferroviárias pode ser experimentada em um passeio entre Curitiba e Morretes, no Paraná. O trajeto, operado pela Serra Verde Express, é completado em três horas e meia e revela cenários de Mata Atlântica preservada, túneis, pontes históricas e o conjunto montanhoso do Marumbi. No caminho, o trem faz uma breve pausa e os passageiros desembarcam no Caminho do Itupava – Santuário Nossa Senhora do Cadeado.

Em  Morretes, a sugestão é provar o barreado típico da culinária local, trazido pelos portugueses no século 18. A cidade ostenta a arquitetura antiga dos casarões e igrejas como a da padroeira, Nossa Senhora do Porto, de 1849. Antonina fica a 20 minutos dali. A cidade, fundada em 1714, possui um centro histórico repleto de casarões e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais importantes do Paraná. A região foi uma das primeiraas áreas exploradas pela Coroa Portuguesa no sul do Brasil, por ser considerada estratégica na busca por índios e metais preciosos. 


Há quatro formas de fazer a viagem. A mais glamourosa é no Litorina de Luxo, que é a classe mais alta, com vagões equipados de sofás, mesas e muitos elementos que remetem aos tempos dourados das ferrovias. Há outras três categorias mais simples para curtir o passeio de trem, todas com saída do Terminal Ferroviário de Curitiba.