Esportes

Atletas da Unisanta estreiam com dois ouros no Brasileiro de Natação

09/08/2017

A primeira medalha de ouro do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2017 foi para a equipe da instituição anfitriã, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). Com um final de prova muito forte, Daiene Marçal Dias venceu os 100m borboleta feminino, com o tempo de 59s44, na 1ª etapa da competição, realizada nesta terça (8), no Parque Aquático da Unisanta. Completaram o pódio, Daynara de Paula, do Sesi-SP, com 59s63, na 2ª colocação, e Giovanna Tomanik, do Pinheiros, em 3º lugar, com 1m00s27.

Com o ouro, Daiene repetiu as colocações obtidas no Troféu Maria Lenk, disputado neste ano, e no Troféu José Finkel do ano passado, e se mantém soberana nesta prova. "Meu principal objetivo é ajudar a Unisanta. Cada braçada conquistada em nossa casa é sempre mais gostoso", afirmou a atleta. 

O primeiro revezamento da competição também foi vencido pela equipe da Unisanta. Andréia Berrino, Daiene Marçal Dias, Gabrielle Roncatto e Alessandra Marchioro ficaram com o ouro no revezamento 4x50m livre feminino, com o tempo de 1m41s67. 

As meninas da Unisanta também mantiveram a excelente colocação conquistada no Troféu Maria Lenk deste ano e venceram a prova pela primeira vez no Troféu José Finkel. O 2º lugar ficou com o quarteto do Sesi-SP (1m42s35) e a 3ª colocação foi para a equipe do Pinheiros (1m43s46). 

Em uma prova muito disputada e com tempos mais baixos do que os obtidos no período da manhã nas eliminatórias, Poliana Okimoto, medalhista olímpica da Unisanta, garantiu a prata na final dos 400m livre feminino (4m16s60). Manuella Lyrio, do Pinheiros, ficou com o ouro (4m16s52) e Larissa Martins, do Pinheiros, com o bronze (4m16s70).

Poliana disse estar feliz em poder ajudar a equipe da Unisanta a somar pontos na competição e mencionou sua gratidão pelo apoio da Universidade. “Vim brigar pelo primeiro lugar nesta prova, que exige potência e velocidade, mas estou mais acostumada com os 10 km da maratona aquática. A Unisanta faz tanto por nós e por isso queremos contribuir dando o nosso melhor”.