TV em Transe

Censura na Record

10/08/2017

Aproveitando o Dia dos Pais, o departamento de jornalismo da Record produziu uma série de reportagens para ser exibida durante a semana no “Jornal da Record”. Intitulada “Novo Pai”, mostraria realidades diferentes ligadas à paternidade, como pais solteiros, separados e filhos de casais homossexuais.

Por que eu disse “mostraria”? Porque, segundo o colunista Flávio Ricco, do Uol, a série sofreu censura interna e teve de ser modificada às pressas.

Um bispo da Igreja Universal, ao assistir as chamadas do “Jornal da Record”, não gostou do que viu e teria ordenado cortes. A rede só pode exibir matérias que obedeçam ao conceito da ‘tradicional família brasileira’.
Consultada sobre o assunto, a Record não se pronunciou a respeito.

Fico imaginando a situação dos profissionais envolvidos. Horas e horas de trabalho jogados no lixo. E parece ser cada vez maior a influência a Universal no jornalismo da emissora.

Prioridades – O que parece mais sério e motivo de indignação? Uma atriz segurando uma garrafa “misteriosa” numa balada ou a justiça suspender a ação criminal contra uma empresa responsável por 19 mortes e o maior desastre ambiental da nossa história?

Pois o fato de Cléo Pires ter sido clicada em uma festa com algo que ela disse ser uma garrafinha de uísque (internautas suspeitaram ser lança-perfume) foi por horas líder dos trend topics no twitter!

Enquanto isso, o juiz federal Jacques Queiroz Ferreira suspendeu a ação contra a Samarco, Vale, BHP Hilliton, VogBR e 22 pessoas por ter encontrado “graves questões que podem anular o processo”. No twitter, o assunto só surgiu uma vez entre os dez mais discutidos. Não é à toa que temos o Congresso Nacional que aí está.

Hospício – Aos poucos ficam mais claros os motivos que levaram Evaristo Costa a deixar a Globo. A falta de privacidade seria uma das razões: sua esposa, Amália Stringhini, revelou no Instagram estar aliviada com “o fim do hospício” que sua vida tinha se tornado. O jornalista vai passar pelo menos um ano na Inglaterra com a família. 

Ah, logicamente o comentário dela foi enxovalhado pelos “patrulheiros on line” – aquela gente que tenta ocupar seu vazio existencial espalhando ódio na internet.