Esportes

De olho no mundial, Suelen Altheman mostra confiança em busca de ouro inédito

11/08/2017

Vice-campeã mundial em 2013 e 2014, a judoca Suelen Altheman (Unimes/EC Pinheiros) vai buscar o tão sonhado ouro na principal competição desta temporada. Ela foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na categoria peso pesado (+78kg) para disputar o Mundial, entre os dias 28 de agosto a 3 de setembro, na cidade de Budapeste, capital da Hungria.

Neste ano, a atleta foi prata no Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Somando 1926 pontos e figurando entre as oito melhores judocas da categoria peso pesado (+78kg), sendo a melhor brasileira no ranking mundial, Suelen aproveitou o começo da temporada para apostar nos períodos de aclimatação em outros países, como o Japão e a Espanha.

Confiante e animada, Suelen viaja dia 24 de agosto para Paris, onde faz uma breve aclimatação antes de disputar a competição mais esperada do ano, na Hungria. “A meta sempre é o ouro mas só de conseguir subir no pódio já é uma grande vitória”, diz a judoca, que completa 29 anos neste sábado (12). “Acredito que não tenha uma adversária principal. Todas estão ali para ganhar, mas eu tenho comigo que estou muito preparada para encarar qualquer adversária”, crava Suelen. 

Em 2016, a atleta foi considerada a melhor judoca do período pré-olímpico, conquistando seis medalhas antes da Rio 2017. Um ano após a Olimpíada, Suelen faz questão de “olhar para a frente” e se preparar para o terceiro ciclo olímpico. “Cada competição é um aprendizado. Sinto que estou mais experiente. Não adianta ficar amargurando o que já passou. Agora é bola pra frente, tenho muitas coisas para conquistar ainda, estar ali em uma Olimpíada, ainda mais no Japão, que é o berço do judô, é maravilhoso. O foco é ainda maior”, completa.