Notícias

Leve seu pai ao médico

12/08/2017

A falta de um plano de saúde não é motivo para o homem deixar de checar como anda seu corpo. O programa "Filho que AMA leva o pai ao AME", da Secretaria da Saúde de São Paulo, oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico. Desde que foi criado, em 2014, o programa já atendeu 67 mil pessoas em todo o Estado, totalizando mais de 188 mil consultas.

Os exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia, e são realizados aos sábados, a partir das 7h, em 25 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades), inclusive nas unidades de Santos (Rua Alexandre Martins, 70, Aparecida) e Praia Grande (Rua Valter José Alves, s/nº, Vila Mirim).

 

Como funciona
A campanha incentiva os filhos a levarem seus pais no médico, mas o agendamento deve ser feito pelo próprio paciente pelo telefone 0800-7790000, fornecendo seus dados pessoais. O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, uma bateria de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.

No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades comuns dos AMEs.

“É fundamental que os filhos e parentes de modo geral estimulem os pais e os homens de suas famílias a visitar o médico. Para facilitar, o programa disponibiliza o atendimento aos sábados sem prejuízo às rotinas de trabalho durante a semana”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.