Roteiros Nacionais

Viajar para observar aves

12/08/2017

Pode não ser a sua 'praia', mas a observação de aves, ou birdwatching como é conhecida a prática, motiva viagens para dezenas de destinos de norte a sul do país, que possui cerca de 1.900 espécies conhecidas, muitas exclusivas do Brasil. Estima-se que a atividade movimente cerca de 30 mil observadores, brasileiros e estrangeiros. 


Segundo quem entende, observar aves não se resume a ir para a mata ver pássaros. Além do prazer de catalogar espécies, a prática amplia a consciência ecológica sobre o papel das aves na natureza, contribui para a preservação ambiental e possibilita a descoberta de espécies raras. No início e no final do dia, a variedade de aves e de sons é maior. Na internet, as enciclopédias virtuais Birds of Brazil e Wikiaves reúnem desenhos, fotos, cantos, entre outros detalhes, e apontam a localização de quase todas as aves brasileiras.
 

Pantanal e a Amazônia 
Os dois destinos oferecem roteiros exclusivos para observação de aves e animais. Em Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, os roteiros de aventura incluem torres de observação de aves de até 50 metros de altura. Um deles conta com duas estruturas, acima da copa das árvores, para que os turistas avistem a floresta das alturas. O visitante tem a oportunidade de contemplar belos amanheceres e fins de tardes tendo como trilha sonora a sinfonia dos pássaros. São araras, periquitos, papagaios, cotingas, entre outras espécies. Outra opção é observar as aves que habitam a parte baixa da floresta, caminhando pelas trilhas ou fazendo canoagem e passeio de barco nos rios.

 

Espírito Santo
A diversidade de espécies raras, até mesmo nos parques urbanos, gera grande potencial para o ecoturismo capixaba. O estado possui dez regiões apontadas como destinos de observação de aves pela Organização Não Governamental e faz parte do roteiro de observadores de aves de todo o mundo. 

 

Bahia
Outro bioma de relevância internacional, a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, alia os atrativos históricos e de sol e mar ao prazer de avistar espécies de aves que já habitavam a região antes da chegada dos colonizadores, em 1500. A Chapada Diamantina, também na Bahia, é outro exemplo de diversidade de aves que enriquecem a experiência do turista. São mais de 400 espécies da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.