Leitura

Curso na Gibiteca ensina a arte de escrever quadrinhos

14/08/2017

Teatro é a arte do diálogo; cinema, a da imagem: televisão, um misto dos dois, e histórias em quadrinhos, a arte do controle. Para o professor Emílio Barazal, que ministrou a segunda aula do curso de Produção de Quadrinhos, na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, mais do que uma boa história, essa arte exige equilíbrio quanto ao número de páginas,  balões, palavras e quadros.

"Para se ter uma ideia, por balão cabem no máximo 25 palavras", prosseguiu, reforçando a necessidade de enxugar o texto. Baraçal lembrou que a internet é a arte da interatividade, uma vez que é o internauta é quem escolhe o que ler ou assistir.

Para alunos atentos, que registravam suas dicas, ele frisou a existência de elementos próprios para cada mídia. "No HQ, é preciso definir época, local, ambientação, personagens, observação, diálogos, divisão de quadros e divisão de páginas. A ambientação de quadros dá mais credibilidade à história".

As aulas, gratuitas, prosseguem todos os sábados, das 12h às 14h, até o final de novembro. Ainda há vagas e os interessados devem se inscrever no Arena Santos (Av. Rangel Pestana).