Notícias

Grupos de combate ao tabagismo recebem inscrições

16/08/2017

Os munícipes interessados em parar de fumar podem se inscrever para os grupos do Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista, da Secretaria de Saúde. Há cerca de 40 vagas nas unidades de saúde da Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/n°), São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/n°) e Piratininga (Rua Coronel José João Jorge s/nº).

É preciso ter mais de 18 anos e se dirigir a uma das unidades de segunda a sexta, das 7h às 17h, apresentando documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de endereço em Santos. Após a inscrição, será feita triagem. Os grupos de orientação têm duração de três meses e sete encontros. Na unidade da Nova Cintra, a primeira reunião será na próxima quarta (23), às 13h; São Manoel, dia 28, às 14h, e, na Piratininga, dia 14 de setembro, às 14h.

Atualmente, também estão em andamento os grupos nas unidades do Morro da Penha e do Gonzaga. O programa ensina técnicas como exercícios de respiração contra o estresse, orienta sobre atividades físicas e alimentação, tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação, quando há prescrição médica.