Meio Ambiente

Após tratamento, tartarugas são devolvidas ao mar

16/08/2017

Mais duas tartarugas estão de volta ao mar após serem reabilitadas pelo Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna. O trabalho é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP/BS, atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

Os animais foram devolvidos à natureza na segunda-feira (7), em alto mar, na região da Ilha Rasa, em Guarujá.

A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foi encontrada na faixa de areia da praia de Indaiá, em Bertioga, por um técnico de campo do Gremar. Abaixo do peso e com grande quantidade de cracas por todo o corpo, apresentava sinais de afogamento, ingestão de lixo e parasitose.

Ao longo dos seis meses de tratamento recebeu cuidados para recuperar sua capacidade respiratória e estímulos para retomar sua alimentação, à base de peixes e, posteriormente, crustáceos. A restrição de movimento que apresentava em seu membro anterior esquerdo também aos poucos foi superada, inclusive com a possibilidade de lesão descartada por meio de Raio-X. Retorna ao mar em boas condições clínicas e um peso considerado ideal: 21kg.

Já a tartaruga-verde (Chelonia mydas) encalhou no dia 19 de março na Praia de Itaquitanduva, em São Vicente. Foi encontrada por turistas e apresentava um anzol ao redor de sua nadadeira. Acionada, a equipe do Gremar efetuou o resgate e a encaminhou para sua Base, para tratamento dos fibropapilomas que se acumulavam em suas nadadeiras e olhos.

Inicialmente ela foi mantida em ambiente seco, com toalhas úmidas sobre sua carapaça. Ao verificar sua evolução em testes periódicos de flutuabilidade, a equipe gradativamente aumentou o nível da água, para que ela estivesse apta à soltura tão logo recuperada da lesão. Isso se deu por meio de cirurgia, após exames hematológicos adequados. Com boa natação, controle de flutuação adequado e respiração normalizada, ela foi liberada para retornar ao seu habitat, pesando cerca de 14kg.