TV em Transe

Plantão médico brazuca

17/08/2017

Não se pode negar que a Globo tem se esforçado para apresentar séries de bom nível. Sair da “zona de conforto” – os dramas tradicionais – às vezes se torna uma experiência malsucedida, caso de tentativa de fazer terror em “Supermax”, ano passado.

Agora, a emissora aposta em um formato extremamente popular nos Estados Unidos: as séries médicas que mostram o cotidiano de hospitais. E se dá melhor.

“Sob Pressão” é exibida terça-feira, às 22h. Mostra a dura rotina em um serviço de emergência no subúrbio do Rio de Janeiro. Portanto, é de se esperar que a missão dos profissionais da saúde seja complicada. 

Os protagonistas são dois cirurgiões, Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). Eles e suas equipes fazem das tripas coração para salvar os pacientes, incluindo gambiarras como cortar um cano no jardim para produzir um dreno (ao melhor estilo MacGyver do “Profissão Perigo”). No hospital faltam itens básicos – portanto qualquer semelhança com nossa miserável realidade NÃO é mera coincidência.

Pra quem gosta do gênero, vale a pena uma conferida. Aliás, o programa é derivado de uma longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Andrucha Waddington (que também assina a série).

 

Protesto – Mas há quem já tenha protestado. O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo, divulgou uma carta aberta afirmando que em “Sob Pressão” a Globo “menospreza profissionais elementares no cuidado prestado à população, que trabalham recebendo baixos salários e em condições adversas… A enfermagem está 24 horas por dia ao lado do paciente, ouvindo suas angústias e dores”. 

Em resposta, a emissora alega que enfermeiros estão representados na série pelos personagens Jaqueline (Heloisa Jorge) e Kelly (Talita Castro). 

 

Consequência – Com audiências baixas, os telejornais do SBT passam por um momento ruim. Por conta disso e das dificuldades para conseguir anunciantes, há rumores de que demissões no departamento de jornalismo podem acontecer. 

Também pudera, quem coloca telejornais nas mãos de Dudu Camargo e Marcão do Povo, por exemplo, queria o que?