Baixada Santista

Casa de Passagem é inaugurada no Centro de SV

18/08/2017

A Casa de Passagem para Pessoas Adultas de São Vicente já está em funcionamento desde a manhã de quinta-feira (17). O espaço funciona na Rua Treze de Maio, 300, no Centro. A inauguração contou com a presença com a presença do prefeito Pedro Gouvêa; da secretária de assistência social e vice-prefeita, Professora Lurdinha; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andrea Gouvêa, entre outras autoridades. 

Com atendimento 24 horas por dia e capacidade para atender 40 pessoas, a estrutura conta com quartos – sendo um deles para pessoas com deficiência física, uma despensa, copa, sala de estar, sala de administração e área de serviço.

Para a Casa de Passagem abrigar pessoas em situação de rua, os educadores sociais realizam a abordagem e oferecem os serviços. O primeiro passo é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde os profissionais fazem a identificação – se algum deles possui familiares, documentação, de onde ele veio, há quanto tempo está em situação de vulnerabilidade, entre outras questões. 

Caso seja constatada a possibilidade do retorno à família ou à cidade natal, é ofertado o recâmbio. Depois, ele é encaminhado para a Casa de Passagem com um relatório da situação, onde a assistente social responsável elabora um plano de atendimento a partir de cada caso. 

Se o indivíduo residir em São Vicente, o plano é mais extenso, podendo incluir tratamento médico, psiquiátrico, exames, procura de trabalho e retorno aos estudos. Ele pode ficar na Casa até 90 dias. 

Quando ultrapassado este período e o morador de rua ainda não estiver adaptado, ele é encaminhado para a Casa de Estar. A permanência depende do cumprimento do plano de atendimento. Moradores de rua com mais de 60 anos de idade são transferidos para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, como o Lar Vicentino ou o Lar Cristão de Amparo ao Idoso.