Destinos no Exterior

Países onde a corrupção passa longe

19/08/2017

Cansou do noticiário político nacional, de tantos escândalos de corrupção e casos de impunidade? Que tal aproveitar as férias e experimentar o que é viver em um lugar onde prevalece o respeito ao dinheiro público e a qualidade de vida da população é prioridade? No relatório "Índice de Percepções da Corrupção", divulgado anualmente pela organização alemã Transparência Internacional, os países nórdicos dominam o topo do ranking dos menos corruptos do planeta. O relatório considerou a reputação de políticos, o grau de independência do Poder Judiciário, a liberdade de imprensa e a eficiência dos gastos e investimentos governamentais em 176 nações do mundo. Confira as mais bem avaliadas:

 

Nova Zelândia

Figurando em primeiríssimo lugar,  a Nova Zelândia emprestou seus grandiosos cenários para os filmes da série "Senhor dos Anéis". O país da Oceania é um paraíso para quem viaja motivado por paisagens naturais e também um dos prediletos para os amantes de esportes radicais e experiências mais extremas como o bungee jump.

 

Dinamarca (foto)

Também em primeiro lugar, a Dinamarca é um dos países escandinavos onde a corrupção passa longe. A capital, Copenhague, é considerada uma das mais bonitas da Europa e reúne cartões-postais como a praça Radhuspladsen, o parque de diversões Tivoli (aberto em 1843) e a magnífica igreja Marmorkirken, do século 18. O povo dinamarquês é considerado "um dos mais felizes do mundo", segundo a pesquisa World Happiness Report. 

 

Cingapura

Único país da Ásia que figura entre os menos corruptos do mundo, a cidade-estado é hoje um popular destino turístico no Sudeste Asiático. A cidade não para de crescer e adicionar mais opções turísticas, mas em momento algum perde o verde que toma conta de suas ruas, parques e jardins. Com uma população formada principalmente por chineses, indianos e malaios, além de um sem número de estrangeiros (ocidentais e asiáticos) que ali vivem e trabalham, a cidade-estado oferece a possibilidade ter contato com uma enorme diversidade étnica e cultural.  E uma boa notícia para os brasileiros: Cingapura é um dos lugares mais seguros do mundo. 

 

Canadá

Segura, amigável e com paisagens fantásticas, a nação norte-americana é um destino perfeito de férias, agradando tanto quem gosta de cenários urbanos (com cidades encantadoras como Toronto, Vancouver, Ottawa e Montreal) como quem prefere estar no meio da natureza. É no território canadense que fica parte das cataratas do Niágara e o Parque Nacional de Banff, uma região com mais de 6 mil km² de florestas, montanhas e o paradisíaco Lago Louise. Através da empresa Rocky Mountaineer, é possível percorrer o interior do país em uma viagem de trem.