Roteiros Nacionais

Caminho das Missões terá inspiração em Compostela

19/08/2017

Está previsto ainda para este ano outro produto turístico dentro do Caminho das Missões, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.  O roteiro integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Segundo o Ministério do Turismo, todo o trajeto será feito a pé e poderá ser percorrido em aproximadamente um mês.

Com um cenário cinematográfico, as ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, ostentam o título de conjunto arqueológico mais importante do Brasil e também de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. O conjunto, remanescente dos Sete Povos das Missões Jesuíticas na América, conta um pouco da história da Companhia de Jesus, que tinha os objetivos de doutrinar e catequizar a população indígena da região.

Integram o roteiro turístico local a Aldeia Guarani, o Museu das Missões, a Cruz Missioneira, a Fazenda da Laje, a Fonte Missioneira, o Ponto de Memória Missioneira e o Pórtico onde está escrito, no idioma guarani “esta terra tem dono”. O visitante pode aproveitar para conhecer outros atrativos da região como a Catedral Angelopolitana, de Santo Ângelo, e os sítios arqueológicos de São João Batista, São Lourenço e São Nicolau.
 

Local repleto de história

As missões eram compostas basicamente de igreja, colégio, oficinas, cemitério, cotiguaçu (casa grande das viúvas que, entre outras atribuições, cuidavam dos órfãos) e hospedaria. Em volta da missão, as casas dos nativos formavam a redução indígena. Com a expulsão dos jesuítas, a região, que foi colônia espanhola, a partir de 1801 passou para o domínio de Portugal. A população local, que era de 4.492 indígenas no início da missão, em 1.694, foi reduzida a 600 nativos no ano da Independência do Brasil (1822). A Guerra Cisplatina, em 1828, destruiu o que restava da civilização missioneira.