Roteiros Nacionais

Teresina, a cidade da Imperatriz

19/08/2017

Destino ainda pouco explorado pelo turismo, Teresina, a capital do Piauí, completou 165 anos no dia 16 de agosto. Situada na divisa do Piauí com o Maranhão, no encontro dos rios Parnaíba e Poti, o nome foi homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro, que teria mediado, junto ao imperador, o projeto de mudança da capital piauiense – de Oeiras para a nova sede.  A soberana, entretanto, nunca esteve na cidade.

Planejada em forma de um tabuleiro de xadrez, Teresina é a única capital do Nordeste que não é banhada pelo Oceano Atlântico e também a mais quente do país. Para compensar, é conhecida por 'Cidade Verde', devido às suas praças e parques arborizados, que formam extensos cinturões verdes com grande variedade de espécies.

Entre os atrativos turísticos mais visitados está o Parque Ambiental do Encontro das Águas, onde os rios Parnaíba e Poti se unem em direção ao Atlântico. No local, a Ponte Estaiada oferece um mirante de 95 metros de altura e vista panorâmica.

 

O visitante ainda encontra o monumento Cabeça de Cuia, personagem do folclore local. Também fazem parte do roteiro turístico a Ponte Metálica; as igrejas de Nossa Senhora do Amparo (padroeira), Nossa Senhora das Dores (catedral) e de São Benedito (dos escravos); além dos museus do Piauí (antiga sede do governo), de História Natural e de Arte Sacra.
 

Delta do Rio Parnaíba – O passeio até o litoral do Piauí é repleto de encantadoras surpresas. O rio nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre 1.485 km até desembocar no mar, formando um espetáculo de rara beleza. Ao chegar no mar, o Parnaíba divide-se em cinco canais e proporciona a formação de dezenas de ilhas, igarapés, bancos de areia, manguezais, dunas e praias, criando um verdadeiro paraíso ecológico, repleto de vida animal e vegetal. O Delta integra a Rota das Emoções juntamente com os Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).
 

Serra da Capivara

Outro destino de natureza e ecoturismo que preserva a caatinga e muitos sítios arqueológicos. Um tesouro de pinturas rupestres e beleza cênica que guarda os vestígios mais antigos da presença humana na América do Sul.
 

Cultura e gastronomia nordestinas

Bumba-Meu-Boi e Reisado são algumas das expressões do folclore piauiense. O artesanato de fibras e madeira é bastante expressivo pela criatividade dos artesãos e riqueza de detalhes das peças. No bairro Poti Velho os artesãos preservam a arte de tornear peças em argila retirada do rio. Já a gastronomia local conta até com o Festival Gastronômico Cabritos & Cordeiros, além de peixes de água doce, a carne de sol com macaxeira, a paçoca, o arroz à Maria Isabel (com carne seca) e outras delícias da cozinha nordestina.