Notícias

Qual o momento de procurar um médico geriatra?

19/08/2017

Para que seja possível envelhecer com qualidade de vida, a busca por um médico geriatra deve ser a mais precoce possível. Quem recomenda é a também geriatra Aline Thomaz, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, "Ele é o profissional habilitado a tratar de situações complexas do processo de envelhecimento. Isso significa que irá avaliar aspectos físicos, mentais e psicossociais, com o objetivo de detectar as incapacidades, fazer o planejamento terapêutico e a reabilitação, focalizando não só no diagnóstico e tratamento de doenças específicas, mas principalmente na manutenção e recuperação da capacidade funcional", esclarece.
 

Atenção aos pequenos sinais

A médica lembra que, embora haja aumento da expectativa de vida, homens e mulheres vivem boa parte desses anos com incapacidades importantes e ainda há o preconceito em relação ao processo natural do envelhecimento, que faz com que uma parte das pessoas considere que só devem ir a um especialista quando se sentem mais velhas. 

"É necessário dar atenção a pequenos sinais do corpo que podem aparecer antes dos 60 anos. Postergar a ida ao especialista pode ser, sim, um problema, especialmente quando muitas coisas são consideradas "naturais do processo de envelhecimento" e, na verdade, não são. Como, por exemplo, lapsos de memória frequentes, perda de urina de forma involuntária, quedas, idas frequentes ao pronto-socorro, isolamento em casa, entre outras", alerta.

"Quando o idoso apresenta três ou mais doenças crônicas instaladas, recomenda-se centrar o seu cuidado com um geriatra", orienta Aline Thomaz. É indicado também fazer uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), onde o paciente será avaliado globalmente, seus órgãos e sistemas serão vistos de forma integrada, juntamente com a sua capacidade funcional e aspectos sociais, psicológicos e culturais.