Destinos no Exterior

República Dominicana, coração do Caribe

26/08/2017

No coração do Caribe, banhada pelas águas do Atlântico no litoral norte e pelo impetuoso mar do Caribe no sul, a República Dominicana é um destino que encanta os turistas. São mais de 1,5 mil km de litoral, calor o ano inteiro, campos de golfe, luxuosos resorts, uma história de mais de 500 anos e um povo caloroso, que recebe os visitantes no embalo do merengue, bachata e reggaeton. Descoberto por Cristovão Colombo, durante sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492, o país ocupa dois terços da Ilha de Hispaniola, tendo como vizinho o Haiti. Acredita-se que os restos mortais do navegador estejam enterrados no El Faro a Colón, farol localizado na capital, Santo Domingo. 
 

Primeira cidade do Novo Mundo


Santo Domingo de Guzmán, a capital fundada em 1496, é a cidade mais antiga do Novo Mundo e guarda uma área colonial de ruas de pedras e edificações históricas. Ostenta também uma face moderna e cosmopolitana, com bons restaurantes, lojas e movimentada vida noturna. É uma metrópole que combina a paixão e o carisma do Caribe com as culturas que contribuíram para a sua identidade. A 30 km do Centro está Boca Chica, praia protegida por uma barreira de corais. 

Outro passeio interessante é ao Jardim Botânico, que ocupa área de 2 milhões de m² com palmeiras, plantas endêmicas e exóticas, orquídeas e outras espécies, um lugar ideal para relaxar ou fazer exercícios. O Jardim Zoológico, por sua extensão e a grande variedade de espécies que hospeda, é uma ótima opção para quem viaja em família.

Plaza de la Cultura – O lugar é considerado o pulmão da cidade, com jardins, fontes e árvores centenárias. O conjunto de edifícios modernos que compõe a praça, situada no coração de Santo Domingo, abriga a Biblioteca Nacional, a Cinemateca Nacional, a Galeria de Arte Moderna, os museus de História Natural, de História e Geografia, do Homem Dominicano e o Teatro Nacional.
 

Sol e mar de ponta a ponta
Areias brancas e finas e um mar de águas cristalinas fazem da República Dominicana um paraíso, com praias de águas calmas e outras de ondas fortes, que seduzem praticantes de surfe, ski aquático, vela, pesca esportiva, mergulho e outros esportes aquáticos.  Há campeonatos internacionais todos os anos de Marlin Azul, Dorado e Branco Cap Cana, La Romana em Cebeza de Toro. Passeios para observar os arrecifes de coral, santuários de peixes e os tesouros de embarcações naufragadas são outras opções muito procuradas.  

Famosa pelos resorts gigantes (são mais de 30), Punta Cana, na costa do Caribe, é um cenário de praias magníficas, pontuadas por coqueiros agitados pelos ventos e recifes de corais que deixam as águas calmas. Já na costa do Atlântico está a Península de Samaná e suas praias praticamente intocadas. O maior atrativo do lugar acontece entre dezembro e abril, com o show das baleias jubarte, que nadam do Atlântico Norte até ali para o nascimento de seus filhotes.
 

Mergulho no interior da ilha
No maciço montanhoso central está o Pico Duarte, o mais alto das Antilhas, com 3.098 m sobre o nível do mar. Outro aspecto interessante do relevo da ilha fica na província de Barahona: o Lago Enriquillo. De sua superfície emerge a Ilha Cabritos, onde vive a maior reserva mundial do crocodilo americano. A República Dominicana se destaca na produção e exportação do cacau e café orgânicos e existem tours pelas comunidades produtoras.

 

Mistura de sabores


Mais de 500 anos de fusões e influências caracterizam a culinária dominicana. São frutas tropicais e hortaliças, frutos do mar, peixe ensopado com coco, o cabrito liniero (alimentado ainda vivo com muito orégano para que, depois de morto, sua carne esteja naturalmente temperada. É servido com muita pimenta), mangú (purê de banana da terra verde acompanhado de carne, peixe, frango ou queijo frito) e outros sabores para diferentes paladares.