Simplesmente Vinho

Aprendendo a degustar e analisar vinhos

26/08/2017

Enoleitores,
Atualmente está em moda participar de eventos de degustação de vinhos, mas o importante é a pessoa saber que não é apenas olhar, cheirar e beber, achando se gosta ou não, se lhe agrada – o que seria muito subjetivo. Os degustadores precisam ter alguma iniciação neste universo para poder escolher de modo isento e técnico a qualidade destes vinhos. É preciso ter consciência de que o fato de eu não gostar daquela uva, ou do estilo do vinho, nada tem a ver com a qualidade da vinificação e do produto final.

Vou descrever de maneira bem simplificada o que importa numa análise de vinhos, sem me aprofundar na parte mais técnica, que seria a de pontuar a ficha de avaliação, pois, quando avaliamos um vinho, temos que ser rigorosos e imparciais, diferente do que quando nos propomos apenas a degustar e analisar.

Vou me guiar pelo roteiro que aprendi na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) durante a minha formação em sommelier:

• Ao receber a taça, verifique se o copo está mesmo limpo e sem odores ainda vazia;
• Se vier com vinho, é importante inalar para perceber se o vinho não tem defeitos, como oxidado ou bouchonné (como costumamos falar sobre o cheiro de mofo). Estando tudo ok, passamos à análise:

• Visual: observar a cor e a tonalidade da cor para perceber a idade do vinho, sua intensidade, halo, brilho, limpidez e tipo das lágrimas para se verificar o álcool.

• Olfativo: se o aroma é franco ou etéreo, as famílias presentes de frutas, especiarias, ervas, etc, a intensidade, qualidade, persistência e complexidade dos aromas.

• Gustativo: percebe-se apresentação no paladar do açúcar, da acidez, do amargor (se houver), do álcool, da qualidade e quantidade de taninos, maciez, corpo, concentração de sabores, equilíbrio, longevidade aromática e retro olfato. 

Após seguir estes fatores é que se pode traçar uma análise da qualidade deste vinho, independente do seu gosto pessoal. Não é difícil para os que já fazem parte deste mundo tão intenso de sensações, aromas e sabores. O que vale aqui é o que costumamos chamar popularmente de "litragem", ou seja, da prática em beber muitos e diversos estilos de vinhos…

Tim! Tim! Agora vale o brinde! Enoabraços e uma ótima semana a todos!