Cinema

Representantes de Santos vencem Festival de Cinema do Nordeste

01/09/2017

Representantes do audiovisual da região garantiram quatro prêmios no 1° Cine Açude Grande – Festival de Cinema de Cajazeiras, na Paraíba, realizado de 24 a 26 de agosto.  "Sangria", de Iasmin Alvarez, recebeu os prêmios de Melhor Som e Melhor Direção de Arte. Já "Feliz Ano Novo", de Mônica Donatelli, recebeu os prêmios de Melhor Montagem e Melhor Ator pela atuação de Diego Gazin. As duas são ex-alunas do curso de Cinema e Audiovisual da Unimonte, e seus filmes concorreram na categoria "Mostra Feminina Soia Lira".

De caráter competitivo, o Cine Açude tem como proposta viabilizar a exibição de obras audiovisuais de difícil acesso ao grande público. O festival se volta ao caráter educativo, promovido por suas atividades paralelas como oficinas, workshops e debates, e a democratização de cultura por meio da gratuidade garantida em todas as atividades do evento. 

"Sangria" é uma metáfora sobre sexualidade, feminilidade e identidade, tendo participado de mais de 20 festivais e mostras em 2016. Obteve ainda menção honrosa na 15° Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT, no Mato Grosso, e prêmio de melhor atriz no 14° Curta Santos, além de uma exibição no Chile, no 3° Festival Internacional de Cine y Video Mapuche y del Abya Yala Fentepu, e na 8° edição do  REC – Festival de Cine de Universidades Públicas, na Argentina. 

"Feliz Ano Novo" é um filme que celebra a amizade e a vivência, os amores e as dores, as lembranças e o tempo. Dandara vai embora da cidade depois de terminar seu namoro com Anne, enquanto Miguel, seu melhor amigo, é deixado por Tales. Durante as festas de final de ano, ambos tentam buscar algum aprendizado diante daquele ano que se passou através de uma reflexão registrada em cartas. O filme já foi premiado no 14° Curta Santos, recebendo os prêmios de melhor filme de ficção, melhor montagem e melhor direção, além de seleções no 24° Festival MIX Brasil de Cultura da Diversidade (SP), VI Cine Curtas Lapa (RJ) e no 2° Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo (RJ).