Simplesmente Vinho

Celebrando com enogastronomia caprichada!

02/09/2017

Enoleitores,
Em agosto, a Confraria Feminina Meia Taça de Santos comemorou seus 13 anos, num jantar impecável, elegante e harmonizado, que vale ser descrito. O encontro aconteceu no restaurante Okumura, sob os cuidados do chef Márcio Okumura, em parceria com o também chef Daniel Stucchi. Na sobremesa, o chef Fabio Portugal nos presenteou com sua criatividade aliada a qualidade de elaboração, numa primeira sobremesa divina…

Nossa enogastronomia iniciou com 3 entradinhas frias, um enroladinho de shiso e pupunha ao molho cítrico; uma lâmina de salmão com brotos orgânicos, molho cítrico, azeite e Flor de sal, lâmina de atum trufado, brotos orgânicos, molho ponzu e Flor de sal. Estas delícias foram harmonizadas ao espumante rosé, Veuve Ambal – Cuvée Rosé Brut N.V., um cremant da Borgonha, na cor salmão, perlage fina, límpido , brilhante , no nariz sentia- se frutas vermelhas, mais precisamente morangos, na boca seco, leve, elegante, adstringente, longo , final de boca com sabor de frutas secas.

O primeiro prato era muito saboroso , um salmão grelhado e camarão ao pesto com legumes grelhados , ficou muito bem combinando com um Chablis 2012 – Chapelle Royale , que foi escolhido por ser um chardonnay produzido numa região que há primórdios havia sido área marítima , e além da combinação ficar excelente , a qualidade do vinho foi uma boa surpresa; na coloração amarelo dourado , límpido, brilhante , no olfativo exalava frutas brancas e tropicais ressaltando um ananás , e no gustativo seco, fresco, elegante , levemente sápido, longo, deixando um gostinho de raspas de limão siciliano. 

O prato principal foi filé mignon com molho a base de aliche, tempurá de batata doce, cebola caramelada e broto de agrião , que casou perfeito com o vinho   Sedàra 2011 – Donnafugata , um siciliano das castas nero d'avola, cabernet sauvignon, merlot e syrah, na cor vermelho rubi violáceo, transparente, brilhante, halo aquoso, aromas de frutas negras, toque herbáceo , chocolate , especiarias, couro, no paladar seco, acidez correta, equilibrado, taninos finos e macios , longo na boca e deixou um sabor de fruta madura .

Para finalizar foram servidas duas sobremesas deliciosas, a primeira "de comer de joelhos", era uma caixinha de chocolate belga branco, um  mini-canole com massa de farinha de amêndoas  e espuma cremosa de framboesa. A segunda iluminada por uma velinha de parabéns era um sorvete de tapioca ao gengibre acompanhando frutas vermelhas, muito leve. Optamos por não incluir os vinhos de sobremesa neste jantar. 

E assim, regado a amizade, alegria, diversos brindes, bons papos e muitas risadas ocorreu nosso encontro festivo e animado, marcando mais um aniversário em nosso calendário! 
Tim! Tim! parabéns Confreiras! Enoabraços e uma ótima semana a todos!