Simplesmente Vinho

Odfjell, o norueguês que se encantou pelo Chile

09/09/2017

Este ano, estive na degustação do guia de vinhos da América do Sul “Descorchados 2017” e, entre tantos, pude degustar os da vinícola Odfjell, do armador norueguês Dan Odfjell, que em suas viagens se encantou pelo Chile e resolveu investir na arte de produzir vinhos. 

Iniciou adquirindo uma área no Valle do Maipo, para onde trouxe todo o seu "know-how " escandinavo para investir em seu negócio. A Odfjell tornou-se uma bodega premium,  construída dentro dos princípios da agricultura orgânica e pioneira no Chile, da biodinâmica, certificadas por  Control IMO Suiça e reconhecida em 100% de seus vinhedos como biodinâmica por Demeter.

A filosofia desta vinícola é elaborar vinhos de vinhedos de alta qualidade que sejam o reflexo puro daquele solo. Daí o conceito de sustentabilidade, o total respeito pela agricultura e pelo meio ambiente.

Em 2015, o crítico inglês Hugh Johnson, autor de um dos importantes guias de vinho do mundo, conferiu 3 em 4 estrelas possíveis. Seus vinhos são efetivamente bem feitos e deliciosos na taça.  Os enólogos são Arnaud Hereu (francês) e Marcela Garate (chilena). Foi a primeira a produzir um varietal premium com a uva carignan.

Dentro da mesma filosofia e no intuito de produzir vinhos que refletem o seu próprio terroir, a empresa decidiu investir adquirindo vinhedos nas regiões de Colchagua, Lontué e Cauquenes, inclusive adquiriram vinhas com mais de um século e cultivo 100% orgânico.

Entre tantos da bodega, vou descrever dois bons exemplares que degustei. Um é da linha Orzada, representando o espírito pioneiro e inovador da família, por produzir vinhos memoráveis, elegantes, complexos e gastronômicos. O nome é um termo náutico que define a navegação contra o vento, antes de se firmar numa direção.  E o outro da Aliara, um blend com mais de 10 safras históricas, de produção limitada e composição feita para dar um maior equilíbrio e perfeição. A Odfjell é uma linha do vinhos produzida somente em anos em que o terroir produz algo excepcional: 100% varietal, 100% de um único vinhedo, orgânico e biodinâmico. Ficará para uma outra ocasião pois este ano não houve a degustação… Uma pena! Conheço este vinho e fiquei no desejo…

Vamos começar pelo Orzada 2015 carignan – Valle del Maule – elaborado com uvas de vinhas com mais de 100 anos, orgânicas e biodinâmica , elaborado dentro do rigor exigido sem passar por barricas , se apresentava na cor vermelho rubi violáceo, pouca transparência , brilho; no nariz sentia-se frutas negras e especiarias, na boca seco, acidez correta, taninos finos, boa persistência deixando bastante fruta no final de boca.

O Aliara 2012 – Valle Central, era um blend das uvas malbec, cabernet sauvignon, syrah e carignan , descansando 18 meses em barricas de carvalho francesas novas , trazia uma coloração vermelho rubi violáceo, pouca transparência, no olfativo exalava frutas negras, especiarias, baunilha, chocolate, no gustativo seco, acidez equilibrada, taninos finos e macios, maduro, longo , deixando na boca uma compota de frutas maduras.

Atualmente a bodega já está sendo dirigida por seus dois filhos que mantém como tradição o mesmo rigor e qualidade .

 

Enoabraços e uma ótima semana a todos!