Notícias

O país dos sem-vergonha

09/09/2017

O Brasil não é apenas o país dos ladrões e corruptos, mas, também, dos sem-vergonha. As malas e malas de dinheiro roubado do contribuinte, contrastando com hospitais abandonados ou em estado deprimente, e milhões de miseráveis, provocam grande perplexidade e fazem do país uma grande piada no exterior.

O mais inacreditável é que os ladrões do dinheiro público permanecem soltos por falta de uma ação enérgica do Poder Judiciário, que, aos poucos, também vai se desmoralizando.

 

Os brasileiros de bem já não acreditam em mais nada e não parece existir uma luz no fim do túnel. A economia pode até reagir, ainda que lentamente, mas as instituições estão em frangalhos. Do ponto de vista ético e moral o país está destruído. Como superar tanta desgraça, eis a questão.

As trapalhadas da Procuradoria-Geral da República são sopa no mel para advogados espertalhões (muito competentes, por sinal), que ganham verdadeiras fortunas para livrar da cadeia os canalhas que estão saqueando a Nação. 

Muitos advogados falam abertamente que depois da nova confusão armada por Joesley Batista, todas as provas por ele produzidas devem ser anuladas. Bem, já vimos esse filme em antigas operações anticorrupção que terminaram com final feliz para os ladrões da pátria.

Olhando para o passado e para o que a história tem nos ensinado é bem provável que gatos de pata gorda, como Geddel Vieira Lima e seus companheiros de rapinagem – que o Brasil inteiro conhece -, terminem impunes. E mais, vão continuar desfrutando do dinheiro roubado de hospitais e escolas, enquanto o brasileiro de bem come o pão que o diabo amassou.

Não tenham ilusões de que as eleições do próximo ano vão resolver parte de nossos problemas. Não vão, porque a corrupção e a bandidagem tomaram conta do Brasil. Vivemos tempos sombrios.