TV em Transe

Quer um papel? Tenha seguidores…

14/09/2017

Alguns meses atrás escrevi a respeito da excelente série “Black Mirror”, especificamente sobre o episódio “Queda Livre”, que imagina um futuro próximo no qual uma rede social controla as vidas das pessoas. Todos se avaliam uns aos outros constantemente dando notas, e a média de cada um determina não só o seu status, como também o acesso a bens e círculos sociais. 

Na ocasião, ressaltei que algumas passagens lembravam situações que já observamos hoje em dia. Como um caso absurdo revelado esta semana pela atriz Natália Rodrigues.

Ela afirma que deixou de ganhar um papel por não ter número de seguidores suficiente!

"O mundo está ao contrário! Recebo um telefonema de um produtor dizendo que queria me indicar para um trabalho, mas que era para eu comprar seguidores. Eu dei risada e perguntei porque teria que comprar seguidores para ele me indicar… Ele respondeu: Porque vamos escolher a atriz através das redes sociais…
Respondi: então esse trabalho não é pra mim… E ele: Entendo, mas infelizmente estou preso a isso”.

Outra atriz, Simone Gutierrez, compartilhou o post de Natalia e confessou ter passado por embaraço semelhante. “Perdi uma protagonista de novela assim também. Ouvi isso do próprio autor na época! Pois é, infelizmente minha amiga essa é a realidade por aqui!”
Putz, pra que ter talento, né? 

 

Exagero – Na cobertura do furacão Irma, vários repórteres de tevê dos Estados Unidos se aventuraram e “desafiaram” a força dos ventos para ilustrar a violência do tufão. O máximo que conseguiram foi virar memes na internet.

Jornalisticamente, qual a necessidade disso? Se cobrirem um incêndio vão se atirar no fogo para mostrar a temperatura? É a famosa espetacularização da notícia. 

Por aqui, correspondentes da Globo não chegaram a tanto. Mas a mera exposição à ventania um local mais protegido já foi suficiente para rasgar as calças da repórter Carol Cimenti…

 

E vão insistir –  A final da primeira temporada de “A Casa”, exibida dia 5, teve média de 4 pontos no ibope. Um (merecido) fiasco, considerando a expectativa da emissora. 

Dois dias depois, no mesmo horário, a reprise do filme “Velozes e Furiosos 5” teve quase o dobro: 7,5 pontos. Mesmo assim, a Record, como já destaquei anteriormente, vai produzir uma segunda temporada do reality show.