Notícias

Apneia do sono em crianças

16/09/2017

Caracterizada pela obstrução da garganta enquanto a pessoa dorme, a apneia pode afetar crianças, mas com frequência o problema não é reconhecido na infância. "Por isso, é fundamental que os pais procurem conhecer os sintomas da doença para poder identificá-la, o quanto antes, em seus filhos", aconselha o pneumologista Pedro Genta, do Hospital do Coração (HCor).

Ele explica que, ao prejudicar a qualidade do sono, a apneia pode afetar o aprendizado e o desenvolvimento da criança durante o dia. "Tratar a doença faz com que a criança obtenha melhoras significativas na qualidade do seu sono, do seu aprendizado e da sua sociabilidade", ressalta.

 

Atenção aos Sintomas
Além do ronco, os principais sintomas da apneia do sono entre as crianças são: sono agitado, dificuldade para respirar, posições bizarras durante o sono, sudorese, urina na cama, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade de aprendizado e baixo rendimento escolar. 

 

Causas e tratamento
O pneumologista informa que o aumento do tamanho (hipertrofia) das amígdalas e adenoides durante o crescimento é a principal causa de apneia do sono em crianças. Outras razões são obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares. "A maior incidência do problema na infância ainda é em crianças na pré-escola, faixa etária na qual a hipertrofia das amígdalas é mais comum", explica Pedro Genta.

Dependendo do caso, o tratamento pode ser à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. "A cirurgia das amígdalas e adenoide pode curar a apneia definitivamente", afirma o médico. Nos pacientes com problemas nasais e respiração oral, ele indica o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo.