Destinos no Exterior

Sicília, rústica e charmosa

16/09/2017

Ao Sul da "bota", no coração do Mediterrâneo, a bela ilha da Sicília revela o espírito rústico da Itália. Dos vizinhos gregos e outros povos que andaram por lá, guarda ruínas etruscas e resquícios de séculos de história e de cultura. As paisagens são dominadas pelo azul do mar que lhe faz fronteira e a região também encanta por sua cozinha saborosa, que privilegia os frutos do mar, os queijos fortes e os vinhos.

Visitar a Sicília é respirar cultura, religiosidade, descobrir belas praias, ruínas, montanhas e até o famoso Etna, um dos vulcões mais ativos do mundo e o maior da Europa. Tudo em um ambiente perfumado pelo aroma das laranjeiras, dos limões e das tangerinas. A ilha, a principal do Mediterrâneo, é composta por nove províncias. Palermo (a capital), Catania, Siracusa, Agrigento e Taormina são as mais conhecidas e procuradas pelos turistas.
 

Marcas do passado


Só de sítios arqueológicos, a Sicília tem mais de 260 catalogados, entre conjuntos de templos, anfiteatros gregos, fortalezas, torres, igrejas, palácios… Por lá passaram os sículos, os elemos e os sícanos, antigas tribos. Mais tarde atraiu gregos, árabes, romanos, cartagineses, espanhóis, bizantinos e franceses. Todos deixaram uma marca na ilha. Os gregos, por exemplo, deixaram os teatros de Siracusa e Taormina, os templos de Agrigento e Segesta. Os romanos, os mosaicos de Piazza Armerina. Os espanhóis deixaram a exuberância do barroco e os árabes as suas ruas estreitas e enviesadas.
 
 

A capital, Palermo
Mais de 50 palácios e 80 igrejas de diferentes estilos revelam a história monumental herdada por Palermo, a capital da Sicília, com o seu ritmo apressado e barulhento e um vibrante centro histórico. Os principais pontos de interesse histórico e cultural ficam relativamente próximos uns dos outros, no centro histórico delimitado pelo famoso Quattro Canti – o nome pelo qual é conhecido um cruzamento de ruas de estilo barroco, de 1611. 

 

O lendário Etna


Catânia é a segunda maior cidade da Sicília e a mais ligada ao Etna. Por essa proximidade, a cidade foi destruída algumas vezes. Muitas das suas construções foram feitas com a lava negra do vulcão. Uma vez lá, vale visitar o Mercato della Pescheria, o Teatro Romano e o Castelo Ursin. A Catânia é também um bom ponto de partida para Taormina, famoso centro turístico da ilha, conhecido pelas suas águas mornas rodeadas por montanhas.

 

As mais belas praias do Mediterrâneo

Com mar em tom turquesa, são muitas as praias para escolher na Sicília. Uma das mais bonitas é a de San Lorenzo a Marzamemi, que fica na parte sudoeste da ilha, perto de Pachino. Mais ao norte, em Vendicari, está a praia de San Lorenzo, com sua areia fina e dourada. Outra praia apontada entre as mais belas de Itália é a de San Vito Lo Capo, na província de Trapani. 
 

Cidades gregas


Agrigento, Selinunte, Segesta e Siracusa, cidades gregas da Sicília, encontravam-se entre as mais belas do mundo helênico. Em Agrigento fica o Vale dos Templos, um conjunto arqueológico que começou a ser construído em 580 a.C. e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Outro ponto alto é o Teatro de Siracusa, que mostra toda a sua grandiosidade quando acolhe espetáculos. Em Segesta, construíram-se, durante os séculos V e VI, sete templos monumentais em estilo dórico, hoje restaurados. De Agrigento partem passeios de barcos pelas fabulosas ilhas de Pantelleria, mais próxima da Tunísia que da Sicília; Lampedusa, de águas translúcidas, onde vivem tartarugas marinhas; e Linosa, ilha vulcânica de casas coloridas.