Simplesmente Vinho

Amigos, gastronomia e vinho: combinação perfeita!

16/09/2017

Enoleitores,
É muito bom quando amigos resolvem receber em sua casa para podermos relaxar, curtir bons papos, um jantar caprichado, tanto na gastronomia como em bons vinhos servidos. Mas o mais gostoso foi a surpresa que os anfitriões programaram para o grupo. O ponto alto do jantar foram costeletas de cordeiro preparadas na churrasqueira com um delicioso risoto ao funghi, e para harmonizar a este prato já imaginávamos um bom tannat uruguaio, mas qual não foi a boa surpresa quando antes do prato principal foram servidos três vinhos diferentes da uva tannat – todos bem considerados – porem às cegas,  em garrafas embrulhadas em papel alumínio. 

Foi-nos pedido para escolhermos nossas preferências e a melhor harmonização. Todos receberam com alegria e entusiasmo, e imediatamente passamos a prova da degustação, seguindo numa troca de escolhas, gosto e opiniões , muito calorosa e positiva . Para o meu gosto todos os três combinaram perfeitamente com o prato, o terceiro mais encorpado e tânico, se tornou melhor acompanhado da comida.

Os vinhos foram apresentados na seguinte ordem:
1- Garzón Tannat Reserva 2013 – as uvas foram colhidas e classificadas  manualmente , de uma pequena parcela dos vinhedos que cobrem uma das colinas da vinícola num terroir próprio e único , após o processo de vinificação , passa por barricas de madeira de carvalho francês entre 6 e 12 meses, revelando uma coloração vermelho violáceo intenso, halo rosado; no olfativo percebia-se frutas negras, especiarias, chocolate; no paladar seco, acidez correta, taninos finos e ainda jovens, longo, deixando um cassis no final de boca. Este vinho recebeu 91 pontos no Guia Descorchados 2017.

2- Bouza Tannat A6 2014 Parcela Única – uvas colhidas manualmente no auge de sua maturidade e escolhidas grão a grão, descansa 18 meses em barricas de Carvalho americano e de francês, mostrou- se na cor vermelho rubi violáceo, brilhante, halo aquoso; no nariz sentia- se frutas negras, especiarias, baunilha, tostado; na boca seco, acidez equilibrada, leve amargor, persistente retronasal de frutas maduras na boca.

 
3- Massimo Deicas Tannat Cru 2010 – um vinho muito bem elaborado, considerado o ícone da vinícola numa homenagem aos imigrantes italianos , este vinho é elaborado dentro dos mesmos parâmetros dos considerados vinhos de garagem de Bordeaux , considerado como de grande guarda , apresentou-se na cor vermelho rubi violáceo, halo rosado, brilhante; no nasal exalando frutas negras, especiarias, couro, chocolate; no gustativo seco , correta acidez, taninos finos embora ainda jovens, elegante, longo, final de boca de compota de amoras.

As minhas conclusões foram: o primeiro vinho era muito mais pronto para beber, mais elegante; o segundo não me agradou muito e o terceiro ficou muito melhor com a comida. Após algum tempo nas taças voltamos a compará-los e o terceiro foi o que mais evoluiu.

Esta noite por haver sido super agradável e diferente, muito nos animou a fazermos outros encontros parecidos.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!