Saúde

Setembro colorido

16/09/2017

Não se sabe exatamente quando e com qual iniciativa, mas tornou-se frequente organizar campanhas para chamar a atenção da sociedade para determinado tema, concentrando os esforços em único mês do ano. E, para conferir mais simbolismo à iniciativa, designar uma cor. Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (Câncer de Próstata), Dezembro Laranja (Câncer de Pele), Janeiro Branco (Saúde Mental)…

No entanto, Setembro parece um mês especial. O mês foi escolhido para várias campanhas -cada uma com sua cor específica. Assim, temos o Setembro Verde, Amarelo, Azul, Vermelho, Roxo, Lilás, Laranja, Dourado… E mais: em alguns casos, a mesma cor foi escolhida para ilustrar campanhas distintas. Confira:

Setembro Verde 
Prevenção ao câncer colorretal 
Promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), busca alertar para uma doença que, por ano, faz cerca de 33 mil novas vítimas. É o segundo tipo de câncer mais mais frequente nas mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão). O câncer colorretal está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Além disso, são fatores de risco obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e a idade —incidência aumenta a partir dos 50 anos.

Doação de órgãos
Iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, tem como objetivo sensibilizar as famílias de potenciais doadores, principalmente os vítimas de mortes violentas (acidentes, assassinatos etc). O número de potenciais doadores brasileiros vem crescendo – de 2010 a 2016, aumentou 103% e a quantidade de transplantes também vem aumentando -no ano passado, foram feitos 23.999 transplantes. O índice de doadores por milhão da população (PMP) também melhorou -de 13,6 em 2012, para 14,6 em 2016. No entanto, ainda bem distante de outros países. Na Espanha, o país que mais registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão.

Setembro Amarelo
Prevenção ao suicídio

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. E 9 de cada 10 casos poderiam ter sido evitados. A alarmante estatística é motivo mais do que suficiente para o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e e a Associação Brasileira de Psiquiatria a unirem esforços para prevenir o suicídio. O principal objetivo da campanha é derrubar o tabu sobre o tema e permitir que mais pessoas sejam ajudadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio estão ligados a alguma psciopatologia, facilmente tratável. A depressão e o abuso de álcool e outras drogas estão por trás da maioria das tentativas.

Setembro Azul
Atenção às pessoas com surdez
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas obrigavam as Pessoas Com Deficiência (PcD) a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, para posteriormente serem assassinadas -mais uma prática da doentia política da “raça pura” ariana. Em 2008, 26 de setembro foi instituído o Dia Nacional do Surdo em alusão à data de fundação (em 1857) da primeira escola dedicada aos deficientes auditivos. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações que buscam mostrar a importância da inclusão dos surdos. E são mais pessoas que parece: segundo a Organização Mundial da Saúde, 5% da população têm algum tipo de surdez. No Brasil, de acordo com o Censo de 2010, há 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo 344,2 mil delas surdas.

Setembro Lilás
Prevenção do Alzheimer

Doença que vai comprometendo lenta e progressivamente funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento, o Alzheimer afeta cerca de 35 milhões de pessoas no mundo e a estimativa da OMS é que este número praticamente dobre (65,7 milhões) em 2030. A forma mais eficaz de combate é o diagnóstico precoce e a mudança de hábitos, que incluem alimentação saudável, prática atividade física e tarefas que estimulem a atividade intelectual, e o controle de fatores de risco como diabetes e hipertensão. Como não tem cura, os esforços da campanhas são para que seja detectada o quanto antes e também conscientizar os familiares e amigos sobre como cuidar do doente. Foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer.

Prevenção ao Câncer em Animais
O número de cães e gatos acometidos por neoplasia maligna vem aumentando em função da maior longevidade destes animais domésticos. Os tumores de mama, pele e os linfomas são as modalidades mais incidentes no Brasil. A campanha busca orientar os donos quanto às formas de prevenção (alimentação, uso de protetor solar, atividade física, etc), sinais de manifestação do problema (emagrecimento, apatia, diarreia, vômitos, febre constante, nódulos, etc). Assim como nos humanos, o tratamento pode incluir a realização de cirurgia e sessões de quimio e radioterapia.

Conscientização de Linfomas
Mês é dedicado para aprofundar discussões sobre o tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que produz e transporta as células responsáveis pela imunidade do organismo. Entre os linfomas, o tipo batizado de Doença de Hodgkin se destaca pela agressividade e por acometer pessoas de todas as faixas etárias, principalmente entre 25 e 30 anos. A boa notícia é que o índice de cura da doença é de mais de 75%. O tratamento inclui sessões de quimio e radioterapia ou até mesmo transplante de células tronco.

Setembro Vermelho

Doenças Cardiovasculares
No mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças cardiovasculares -representa 31% de todos os óbitos do planeta. No Brasil, são 250 mil mortes, a maior parte em pessoas entre 40 e 65 anos. Os números são mais do que convincentes para a Sociedade Brasileira de Cardiologia realizar a campanha “Siga seu coração”, com orientações sobre métodos de prevenção, uma vez que a maior parte dos casos está relacionada aos hábitos do paciente, além do fator genético.

Setembro Laranja
Combate à obesidade infantil
Alimentação pobre em nutrientes e com excesso de sal, gordura e açúcar; sedentarismo; poucas horas de sono. Comportamentos como este fizeram o número de crianças e adolescentes obesos no Brasil disparar a nível alarmantes. Em consequência, mais jovens com diabetes, hipertensão e até mesmo problemas articulares. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, 38% das crianças e adolescentes brasileiros estão acima do peso -1000% a mais do que havia 40 anos atrás. A situação ganha contornos mais graves quando se descobre que, 45% dos pais ou responsáveis não sabem identificar o sobrepeso e a obesidade.

Setembro Roxo
Combate à fibrose cística

A doença degenerativa, pouco conhecida até mesmo pela comunidade médica, atinge 1 a cada a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil. Ela decorre da mutação de um gene (CFTR), que influencia nas glândulas sodoríparas, produção de sucos digestivos e mucos. Também é conhecida como a “Doença do Beijo Salgado”, já que o suor do portador é mais “salgado” que o normal. Uma das primeiras formas de identificar a fibrose cística é através do Teste do Pezinho, com a confirmação através do Teste do Suor ou de Exames Genéticos.

Setembro Dourado
Câncer Infanto Juvenil
O câncer é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes no país, atrás apenas de acidentes e violência. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com a doença no Brasil, dos quais 70% dos pacientes possuem chance de cura se diagnosticados precocemente. Os tipos mais frequentes são a leucemia (26%), os linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%). Há também os tumores, como o neuroblastoma (nas células do sistema nervoso periférico), o de Wilms (rins), retinoblastoma (retina), o germinativo (nas células que vão dar origem aos ovários ou testículos), osteossarcoma (ósseo) e sarcomas (partes moles).