Santos

Dia Mundial sem Carro quer conscientizar cidadãos para melhorar a mobilidade urbana

21/09/2017

Incentivar os cidadãos a deixarem o automóvel particular em casa e utilizar o transporte coletivo, a carona solidária, andar de bicicleta ou caminhar é o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro, que acontece nesta sexta-feira (23). A iniciativa faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que busca conscientizar condutores e pedestres quanto à importância de ter uma postura mais segura nas vias da cidade.

A CET vai entregar bilhetes do tipo “raspadinha” para quem aderir ao Dia Mundial sem Carro. Serão distribuídos como prêmio diversos brindes (pen-drive, guarda-sol do Programa Faixa Viva, caderno e bloco de nota).

 

O perigo do celular

Com o tema “As suas escolhas geram consequências no trânsito”, a campanha inclui a distribuição de panfletos com orientações, palestras e ações nas escolas. Uma das principais preocupações da Companhia de Engenharia de Tráfego é quanto ao uso do celular ao volante, comportamento que aumenta o risco de acidente. Apenas entre janeiro e maio deste ano foram aplicadas 6.430 multas relacionadas ao uso aparelho. 

 

Viseira de motociclistas

A campanha visa também orientar motociclistas a trafegar com segurança e alertar para infrações como conduzir o veículo com a viseira do capacete levantada — infração classificada como leve, que resulta em multa de R$ 88,38 e três pontos na carteira de habilitação.