Santos

Pessoas sem deficiência experimentam atividades adaptadas

22/09/2017

A Seção de Esportes Adaptados (Sespad) da Secretaria de Esportes realizou, nesta quinta-feira (21), uma série de atividades envolvendo cerca de 200 pessoas no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças.

 

Nesta data, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. “Desta vez, procuramos inverter a situação. Colocamos as pessoas que não têm deficiência para experimentar equipamentos e situações. Muito se fala nas limitações, queremos que vivenciem as possibilidades”, explicou o professor Eduardo Leonel. Margarida Perez, de 76 anos, há mais de 15 tem sequelas de um acidente vascular cerebral.

 

Aluna da hidroginástica adaptada há 14 anos, experimentou pela primeira vez um triciclo. “Foi uma delícia. Pretendo andar mais vezes. Todos deveriam aproveitar essa oportunidade”.

 

Na quadra jogando basquete com cadeira de rodas, pessoas com e sem deficiência se misturavam. A corretora Regiane Vichi, 39 anos, resolveu experimentar. “Não é fácil. Fico impressionada como eles conseguem praticar esportes em uma cadeira. Achei difícil até me locomover, valeu a experiência”.

 

Atividades

Muitas pessoas estavam usando uma peça de roupa na cor verde, comemorando o Setembro Verde, mês da inclusão. As vivências foram realizadas durante as aulas de basquete, vôlei e ciclismo.

 

Os alunos experimentaram versões paralímpicas com materiais específicos das modalidades. Os equipamentos são cedidos pela Associação Santista Paradesportiva, entidade que mantém convênio com a Semes.

 

A Escola Radical, no Posto 2, também participa da ação com uma vivência de surfe adaptado.

 

Sexta-feira

Na sexta (22), às 9h30, no Rebouças, acontecem a caminhada e o abraço simbólico à Causa da Pessoa com Deficiência. Podem participar alunos, funcionários e a comunidade. A ideia é reunir pessoas com e sem deficiência.

 

Já as vivências esportivas serão durante as aulas de basquete e futsal. Durante toda a semana, as atividades aquáticas são inclusivas integrando alunos. As aulas de capoeira e basquete da Sespad estão abertas para que pessoas sem deficiência possam participar.