Santos

Atividades comemoram o Dia do Bonde neste sábado

22/09/2017

O Centro Histórico será palco de uma série de atividades para as comemorações do Dia do Bonde, que este ano marcam os 17 anos de funcionamento da linha turística mais charmosa da Cidade e que já transportou mais de 1,5 milhão de passageiros.

Das 11h às 17h, os passageiros terão desconto especial de 50% na passagem (R$ 3,50), para que todos possam curtir a história e as belezas arquitetônicas do Centro.

O passeio, com monitoria de guia de turismo, é uma verdadeira viagem no tempo – com elétricos originais restaurados, motorneiro e cobrador com uniformes autênticos, o trajeto de 5km pela área mais antiga da Cidade tem um clima do início do século passado, época em que os bondes eram o principal meio de transporte em Santos.

Atrações
Às 11h, começa a funcionar a feira Centro com Arte, que, além de artesanato diferenciado e cenário com roupas de época para fotos, conta com peças e lembranças que remetem a ícones da Cidade, como as muretas e os próprios bondes. Das 12h às 15h, a bike do Rei do Café oferecerá degustação gratuita da bebida no alpendre da Estação do Valongo, ponto de embarque da linha turística.

Quem almoçar no Estação Bistrô Restaurante-escola (funciona das 12h às 15h) e apresentar o bilhete do bonde poderá saborear, de graça, o crumble de maçã com banana, a sobremesa do dia.

A apresentação do bilhete também garantirá 10% de desconto em qualquer item da Museu Pelé Store, que continua aberta no museu (apenas a ala expositiva fechou no último dia 12 para obras de manutenção do telhado).

Às 13h, passageiros e público poderão apreciar o repertório da Escolinha de Choro e Cidadania Luizinho Sete Cordas, que se apresenta na tenda especialmente montada junto à Estação do Valongo.

Saudade
O Bonde Arte vai circular às 14h e 15h com a presença do Zé Corneteiro, personagem criado em 2014 por Miguel Escandon, que recebe o público na Casa do Trem Bélico. Intitulado Um bonde chamado saudade, o passeio será gratuito e terá duração de 25 minutos – os ingressos devem ser retirados, meia hora antes da saída do elétrico, na bilheteria do Museu Pelé.