Casa e Decoração

Quarto modulado, alternativa ao planejado

23/09/2017

Quartos modulados são cômodos preparados para preencher o ambiente para que haja um aproveitamento do espaço.  Ideais para imóveis pequenos, esse modelo de quatro agrega um roupeiro, armários aéreos e módulos ou nichos, anexados às paredes.

Apesar de serem bastante parecidos com os móveis planejados, os modulados possuem um padrão de tamanhos e design. A principal diferença é o custo: por serem pré-definidos, não exigem a contratação de um projeto exclusivo para o ambiente.

Mas, assim como o modelo tradicional, é possível visualizar como ficará a disposição dos móveis do quarto por meio de aplicativos e softwares. Basta ter em mãos as medidas do cômodo. Leve em consideração as tomadas, portas, janelas e interruptores na hora de medir.

Fique atento a tudo que precisa guardar: roupas, acessórios e caixas de fotografia. Se o quarto é de casal, converse com a segunda pessoa a ocupar o espaço sobre suas necessidades. No quarto das crianças, pense em todos os brinquedos. Não se esqueça de definir em qual local ficará a TV e, se for o caso, o computador.


É possível fazer combinação de diferentes cores em móveis modulados. Você pode optar por cores neutras no mobiliário e colorir com os acessórios, ou escolher algumas partes no próprio móvel que receberão o toque de cor. Mas tome cuidado não exagerar na frieza ou no excesso de cores, para que o ambiente fique acolhedor e com sua identidade.

Vale para outros cômodos
Apesar de este tipo composição ser comum em quartos, ele também pode ser aplicado em outros ambientes, como cozinha, sala, closet e escritório. É um modelo de mobiliário democrático, pois dispõe de armários de tamanhos variados, para atender às necessidades dos moradores da casa.