Roteiros Nacionais

No rastro dos Farroupilhas

23/09/2017

No caminho do movimento libertário conhecido por Revolução Farroupilha (1835-1845) ficaram cidades e atrativos turísticos que contam a história da República Rio-Grandense e reforçam a tradição gaúcha. O estopim da revolta da elite gaúcha contra o Império foram as sobretaxas do charque, couro e erva-mate, entre outros produtos, além do sal importado, insumo básico para a preparação do charque.

A rota turística do Caminho Farroupilha tem várias cidades da Costa Doce, às margens da Lagoa dos Patos e Pampa Gaúcho. Pelo caminho, cafés, restaurantes, hotéis, pousadas e atrativos naturais que enriquecem o roteiro e tornam a viagem uma imersão na cultura gaúcha — o trato com o cavalo, as lidas campeiras, o churrasco, o fandango, a bocha, o chimarrão, o rodeio, a bota e a bombacha. 

 

Viagem pela história gaúcha
O trajeto começa pela capital, Porto Alegre. Além da casa do revolucionário Gomes Jardim, em Guaíba, é possível visitar o Cipreste Farroupilha e o monumento em sua homenagem, além do Hospital Farroupilha. Em Cristal, um atrativo é a Casa de Bento Gonçalves (exposição da indumentária farroupilha). Já em Camaquã fica a fazenda Estância da Figueira, quartel-general dos Farrapos. Em São Lourenço do Sul, o turista encontra a Fazenda do Sobrado, outro abrigo de um quartel da revolução.

A capital foi instalada em Piratini, onde fica o Palácio Rio-grandense e o Museu Histórico Farroupilha onde funcionou o Ministério da Guerra. Conheça ainda a Casa de Giuseppe Garibaldi, que também abrigou Luigi Rosseti, redator do jornal revolucionário O Povo. 

A Charqueada São João, em Pelotas, representa o peso da economia no movimento, que contou com a adesão dos escravos. Tem, ainda, o antigo Quartel Legalista (Casa da Banha), onde Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, teria resistido isolado ao movimento. Rio Grande e São José do Norte mostram a participação maçônica no conflito, além de outros aspectos da história gaúcha. Na região do Pampa Gaúcho, o roteiro inclui destinos como Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.