Roteiros Nacionais

Viaje e vá ao teatro

23/09/2017

Igrejas e teatros fazem parte do roteiro de todo turista que preza história e cultura e no Brasil há vários exemplos de belíssimos palcos de espetáculos, que se abrem para a dramaturgia, shows, orquestras e outras manifestações artísticas. Os prédios, que podem ser conhecidos em visitas guiadas, são em si verdadeiras obras de arte, que encantam pela beleza arquitetônica, riqueza de detalhes, luxo e criatividade.
 

Theatro Municipal de São Paulo (SP) 

Um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo, seu estilo arquitetônico foi inspirado na Ópera de Paris. Localizado na região central, na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais. Tombado pelo Condephaat, o teatro também possui notabilidade histórica, pois recebeu a Semana de Arte Moderna, em 1922.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) 

Inaugurado em 1909 como parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio de Janeiro e abertura da Avenida Central, localiza-se na Cinelândia, no centro da cidade. Desde então, exerce um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de balé. Para decorar o belíssimo edifício, foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Também foram recrutados artesãos europeus para executar vitrais e mosaicos. 

 

Theatro da Paz, Belém (PA) 

Fundado em 1878, durante o Ciclo da Borracha, e inspirado em um teatro italiano, o Theatro da Paz, na capital paraense, foi criado para satisfazer os desejos da sociedade da época por espetáculos do gênero lírico. Com capacidade para 1,1 mil pessoas, o espaço foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e abriga obras de arte e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.

 

Theatro José de Alencar, Fortaleza (CE) 

O teatro-monumento, como é definido, foi inaugurado em 1910 na capital do Ceará. De arquitetura eclética e sala de espetáculos em estilo art nouveau, o teatro tem a fachada em ferro e possui um jardim, que fica ao lado do prédio, projetado pelo paisagista Burle Marx. São mais de 50 plantas dos cinco continentes e, para completar a beleza do local, o palco do jardim é a céu aberto.

 

Teatro Amazonas, Manaus (AM) 

Inaugurado em 1896 no centro de Manaus, é a expressão mais significativa da riqueza produzida no Ciclo da Borracha e o prédio histórico mais suntuoso da cidade. O luxuoso teatro mantém grande parte de sua decoração e arquitetura original, suas pinturas no teto e nas laterais, móveis, pisos e objetos utilizados há mais de um século. O espaço se mantém vivo e em plena atividade, recebendo montagens de ópera, shows musicais e peças de teatro. Um de seus principais corpos artísticos é a Amazonas Filarmônica.

 
Teatro Ópera de Arame, Curitiba (PR) 

Moderno como Curitiba e inaugurado em 1992, o Teatro Ópera de Arame foi construído em apenas 75 dias na cratera de uma pedreira desativada. O espaço cultural abriga as mais variadas manifestações artísticas e está integrado à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, com lago, cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha.