Meio Ambiente

Lâmpadas usadas devem ser descartadas no comércio

25/09/2017

Com leis como o Recicla Santos e a recente campanha Cidade Sustentável, cada vez mais os santistas se conscientizam sobre o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente. Hábitos como separar corretamente o lixo ou conhecer os ecopontos da Cidade vão entrando na cultura da população, o que contribui para um mundo melhor para as próximas gerações.

Porém, natural que surjam dúvidas, já que são muitos os tipos de materiais que acabamos descartando no dia-a-dia. Para alguns tipos de resíduos, a política da Logística Reversa determina um ciclo a fim de garantir a destinação final ambientalmente adequada.

Um exemplo disso são as lâmpadas. Com o final de sua vida útil, não se pode simplesmente jogá-las no lixo, já que elas contêm substâncias como o mercúrio, tóxicas para o meio ambiente. Por isso, todas as lojas revendedoras têm a obrigação de receber estes produtos e encaminhá-los ao descarte adequado.

Denúncias
A legislação municipal determina que os comerciantes recebam do consumidor estes produtos ao final do uso. Caso alguma loja se recuse, o munícipe deve imediatamente denunciá-lo à Ouvidoria, pelo link, pelo telefone 0800-112056, email [email protected] ou pessoalmente das 8h às 18h, na Praça Mauá s/nº, térreo, Centro.

Caso haja uma denúncia, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) comparecem ao comércio e orientam o lojista. Em caso de reincidência, o local está sujeito a multas a partir de R$ 500.