Meio Ambiente

Oficina ensina a plantar sementes e mudas em material reciclável

27/09/2017

Já imaginou fazer um minijardim de suculentas em uma rolha? Ou aproveitar caixa de leite, potinho de iogurte ou embalagens de produtos de limpeza para fazer uma horta? Foi o que os participantes da palestra e oficina Reúso Consciente aprenderam nesta terça-feira (26) no Jardim Botânico Chico Mendes, Zona Noroeste.

A atividade integrou a programação comemorativa pelo 23º aniversário do parque, que segue até sábado (30) com diversas atividades ambientais gratuitas. Sob orientações do facilitador Victor Nagib, o grupo plantou sementes de verduras, como rúcula, salsa e alface, e ainda mudas de plantas ornamentais. 

A chefe da Educação Socioambiental do Botânico, Carla de Andrade Paschoal, destacou a reutilização de materiais e o contato com o meio ambiente. “O objetivo é resgatar nos participantes o que somos, afinal, somos natureza. E promover a conscientização ambiental na reutilização e reciclagem de materiais, na destinação correta e também despertar a economia criativa, pois as pessoas podem transformar esses materiais em vasos e comercializá-los”.

Confira a programação das atividades no Jardim Botânico:

27 de setembro
– 8h às 9h Aula aberta de tai chi chuan
– 14h às 16h30 Aula aberta do Programa Horta Ecológica
Sugere-se o uso de roupas confortáveis para a atividade
28 de setembro – 14h Curso de ervas medicinais
Inscrições: 3203-2905

29 de setembro 
– 8h às 9h Aula aberta de tai chi chuan
-9h às 13h 1º Caminhada da Caravana do Coração Caminhada, teste rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de colesterol, medição da circunferência abdominal, índice de massa corpórea e orientações nutricionais, apresentação musical e muitas outras atrações.

Inscrições antecipadas mediante doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no Apas-BS (R. Carvalho de Mendonça, 335) ou no Jardim Botânico darão direito a kit de participação

30 de setembro – Aniversário do Botânico
– 9h às 13h Feira de Orgânicos Especial celebrando o Aniversário do Jardim Botânico e os 6 anos de feiras orgânicas de Santos – 9h às 13h Exposição e feira de orquídeas – 9h às 17h Exposição de artesanato ecológico Exposição de carros antigos – 9h às 12h Escalada recreativa em árvores – 10h Criação do Bosque dos Ipês – 10h30 Meditação em contato com a natureza – 14h Curso SOS Orquídeas