Destinos no Exterior

Caribe fora da rota dos furacões

30/09/2017

Com belíssimas praias, mar azul turquesa, fabulosa vida subaquática, clima agradável o ano inteiro e — ótima notícia! — fora da rota dos furacões. Curaçao é uma ilha caribenha de colonização holandesa, repleta de alegria latina e que tem tudo para agradar diferentes perfis de turistas. Um destino que merece ser descoberto no melhor estilo da filosofia local “viva e deixe viver”. Atualmente, Curaçao é um país independente constituinte do Reino dos Países Baixos, que além da ilha é composto pela Holanda, Aruba e São Martinho. São ao todo 34 praias de águas cristalinas e areia branquinha, divididas entre públicas e privadas. 

 

Patrimônio da Unesco

A riqueza da capital Willemstad é tão grande que a UNESCO a incluiu na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade. A cidade está dividida em Otrobanda e Punda. A ligação entre as duas partes é feita por uma ponte flutuante, que pode se movimentar quando há necessidade de alguma embarcação passar pelo canal. A história está presente em cada cantinho, já que os fortes, usados para proteger a região contra invasões, hoje são centros comerciais que agregam lojas e restaurantes. Punda, em particular, lembra muito a Holanda com sua arquitetura de paredes coloridas. 

 

Herança histórica e cultural 
Ao todo são 15 museus que registram a cultural local. Entre eles, o Museu de Curacao, o Museu Judaico, o Museu Marítimo e o Museu do Octógono. Outro importante local é o Kura Holanda, onde antes funcionou o primeiro hospital para escravos trazidos da África. Atualmente, reúne acervo de peças africanas. Um dos destaques culturais do país é o carnaval, quando as ruas são tomadas por muitas cores e gente animada.

Por terra e por mar
São muitas as maneiras de viver e conhecer Curaçao e sua rica natureza. A ilha oferece aos visitantes com perfil explorador várias trilhas que só podem ser realizadas a pé. Aos mais tranqüilos, opções em trips de carro ou vans, golfe, equitação. Para os aventureiros, safári de jipe, roteiros para bikes, escala e rapel.

Os passeios de barco no mar do Caribe também são excelentes opções e várias empresas oferecem o serviço. O viajante pode mergulhar em meio a peixes, tartarugas e conhecer os famosos corais caribenhos.

 

Confira algumas das principais atrações da ilha:

Parque Christoffel – A área natural fica no extremo noroeste de Curaçao e um deleite aos olhos com bela fauna e flora e uma rica história e cultura local. Lá também se encontra um complexo de minas e o ponto mais alto da ilha, o Monte Christoffel. O passeio guiado que pode ser feito de carro, bicicleta, a cavalo ou jipe.

Parque Shete Boka-  Ocupa uma área com 200 hectares cobrindo a costa norte da ilha com 10 pequenas praias onde espécies de tartarugas marinhas se reproduzem. Tem como primeira entrada a impressionante Boka Tabla, onde as ondas do mar encontram a entrada de uma caverna.

Hato Caves – Ao norte da capital, é uma atração turística popular. Abriga um conjunto de cavernas que foram formadas há milhões de anos abaixo do nível do mar. A área possui 4.900 m e está aberta à visitação pública.

Sea Aquarium – Um dos aquários mais originais do mundo. Seu sistema de águas abertas, em contato direto com a água do mar, possibilitou a criação de habitats naturais para os animais que abriga, entre golfinhos,  leões marinhos, tubarões, raias e tartarugas.

Mimi´s Eco Farm – Com ambientação de campo, o passeio acontece entre árvores frutíferas, plantas aquáticas, iguanas, pavões, além de um criadouro de tilápias. Oferece várias atividades para as crianças explorarem e aprenderem sobre a natureza.

Atlentis Adventure – O confortável Explorador do Mar, um submarino especialmente desenvolvido na Austrália, leva o visitante em uma excursão subaquática para explorar o recife de coral localizado ao sul da ilha.

Dolphin Academy – Possibilita interagir e nadar com os golfinhos em uma plataforma de águas pouco profundas. É diversão garantida.