Em Off

Episódio de Fabião retrata um país que flerta com a hipocrisia

30/09/2017

O secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o professor Fabião, teve de pedir afastamento por 15 dias de suas funções em razão de uma brincadeira infeliz que fez nas redes sociais. 

Aos fatos: Fabião fez uma gracinha inoportuna e machista ao postar uma foto que ele tirou das nádegas de uma jovem, sem ela perceber, durante o Rock in Rio, acrescido de um comentário babaca.

Ao receber uma enxurrada de críticas, o secretário percebeu que tinha feito besteira e tratou de se desculpar. Ainda assim, levou um sabão do prefeito Paulo Alexandre e foi obrigado a pedir uma licença de 15 dias em razão das pressões. É possível, mas não é certeza, que retorne ao cargo assim que a poeira baixar.

 

Os valores da República
Num país onde o presidente da República é acusado de corrupção, formação de quadrilha e obstrução de justiça, que malas e malas de dinheiro sujo circulam nas mãos de políticos ladrões, crucificar um secretário por uma brincadeira ridícula e infeliz pode parece um exagero. Mas nas redes sociais bombaram críticas a Fabião também por supostas brincadeiras inoportunas em sala de aula.

O episódio em si e suas conseqüências talvez sirvam de aprendizado a um velho professor que às vezes faz brincadeiras sem graça e algumas até inoportunas, como a da foto da moça, mas que tem uma trajetória de seriedade no trato da coisa pública e na defesa de causas sociais.

Já um comparativo com a realidade brasileira nos mostra um país que flerta com a hipocrisia. Fabião cometeu um erro, se desculpou e pediu afastamento. Já a quadrilha que ocupa o poder da República assalta a Nação e ainda debocha do cidadão de bem. E nada acontece. A quadrilha atual, que substituiu a quadrilha anterior, continua no poder comprando parlamentares como se compra banana na feira. E fica por isso mesmo.

Definitivamente, algo está errado no Brasil.